A Afya, grupo de medicina e de soluções digitais para médicos, acaba de inaugurar seis novas unidades de educação continuada, por meio de sua marca de pós-graduação médica IPEMED. Às operações do Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Salvador vão se juntar Vitória, Fortaleza, Recife, Goiânia, Porto Alegre e Manaus. Com investimento de mais de R$ 28 milhões, as unidades já têm juntas mais de três mil médicos matriculados, cerca de 500 médicos docentes e um portfólio totalizando mais de 70 cursos.
Atualmente, há cerca de 550 mil médicos em atividade no país. Segundo a Demografia Médica, cerca de 40% dos médicos são generalistas, o que se reflete na escassez – em alguns municípios, na inexistência – de determinadas especialidades médicas em muitas partes do país. Com a ampliação de sua operação de cinco para 11 capitais, a IPEMED pretende alcançar médicos nos interiores, formando mais especialistas com conteúdo teórico de excelência e muita atividade prática.
Atendimentos gratuitos
Desde 2005, quando foi formada a primeira turma na IPEMED, mais de 429 mil atendimentos gratuitos foram prestados nos ambulatórios da instituição. Após a triagem nas unidades básicas de saúde dos municípios, os pacientes que precisam de tratamento em uma determinada especialidade são encaminhados pelas prefeituras parceiras da IPEMED. E esse número de atendimentos gratuitos vai crescer exponencialmente com as novas operações.
“Somos uma empresa de inovação em educação médica. Conectamos as demandas emergentes dos mais importantes grupos hospitalares, conselhos e entidades, formando especialistas nas regiões do país que estão mais carentes de determinados perfis. Um grande motivo de orgulho é o fato de a IPEMED ser uma das três marcas mais conhecidas do país em pós-graduação médica, segundo pesquisa realizada pela consultoria MetrixLab”, destaca o diretor de Educação Continuada da Afya, André Raeli.
Com mais de 13,5 mil médicos formados desde 2005, a IPEMED oferece opções de pós-graduações nos formatos presencial, híbrido e on-line, com duração média de 18 meses. “Estamos firmando parceria com secretarias estaduais de saúde, com referências no setor, como Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), Fundação do Câncer, Colégio Brasileiro de Cirurgiões e UnitedHealth Group (UHG), e com médicos renomados. Nossos mais de 500 médicos professores, preceptores e coordenadores se aliaram a 13 sociedades médicas e centenas de hospitais nos 40 municípios atendidos por nossas 11 unidades”, completa André Raeli.