Com o objetivo de mapear e compreender os diversos fatores, perspectivas e dados relacionados à obesidade no Brasil, o Instituto Cordial lançou o portal do Painel Brasileiro da Obesidade. A plataforma identifica e aproxima nichos e agendas atualmente segregadas, que possam vir a atuar em sinergia para futuras estratégias e protocolos integrados.
Na plataforma é possível acessar os principais documentos de referência sobre a obesidade; dados e indicadores; agenda de eventos, congressos e cursos; artigos e notícias sobre o tema, incluindo informações traduzidas para o português e contato com especialistas. Já estão disponíveis mais de mil referências catalogadas, mais de 300 eventos mapeados e 44 revistas acadêmicas nacionais e internacionais monitoradas.
“Não temos um banco de dados sobre obesidade no país. Temos vários bancos de dados que falam sobre diversos temas, e a obesidade está no meio. São pesquisas com metodologias diferentes, o que torna desafiador enxergar a realidade da obesidade em cada território, em cada município, e isso é fundamental para desenvolver políticas públicas. Então no Painel Brasileiro da Obesidade temos o Analítica, onde vamos trazer essas bases de dados para um mesmo ambiente”, informa Luis Fernando Meyer, diretor de operações do Instituto Cordial.
Para Guilherme Nafalski, coordenador do Painel Brasileiro da Obesidade, é importante que a obesidade seja trabalhada de forma intersecretarial nos municípios, para que seja manejada de forma efetiva. “Os cuidados e o manejo da obesidade nos serviços e equipamentos de saúde precisam ser realizados sem gordofobia e sem carregar estigmas do peso das pessoas”.
O Painel Brasileiro da Obesidade é uma iniciativa realizada pelo Instituto Cordial em parceria com a World Obesity Federation, Abeso, Instituto Oncoguia, IESS, ACT Promoção da Saúde, Nebin/UERJ e LaVa/UERJ, e patrocinado pela Novo Nordisk.
Para mais informações, acesse: https://painelobesidade.com.br