Evento no canal no Youtube da instituição contará com a presença da cantora Mariana Nolasco, a influencer Pequena Lo e o cineasta Daniel Gonçalves
O Dia Mundial da Paralisia Cerebral é comemorado em 6 de outubro e mobiliza mais de 100 países para a conscientização sobre pessoas com PC e suas famílias, aliados, apoiadores, além de diferentes organizações. A data conta com apoio da Rede Global de Paralisia Cerebral que promove a campanha mundial “Milhões de Razões” para trazer visibilidade e gerar recursos à causa.
A paralisia cerebral é um grupo de desordens do desenvolvimento do movimento e postura, causando limitação da atividade, atribuído a distúrbios ocorridos no desenvolvimento do cérebro fetal ou infantil. Hoje existem mais de 17 milhões de pessoas no mundo com essa condição e aproximadamente 350 milhões de familiares, amigos e apoiadores envolvidos em seu apoio e suporte.
No Brasil há uma carência de estudos sobre a prevalência da PC no cenário nacional, entretanto, há projeções de que a cada 1.000 crianças que nascem, sete apresentam essa condição.
Para marcar a data, o Instituto Nossa Casa, plataforma nacional destinada a traduzir o conhecimento científico sobre Paralisia Cerebral (PC), realiza amanhã, quinta-feira, dia 06 de outubro, uma live para celebrar o Dia Mundial da Paralisia Cerebral. Pessoas com deficiência (PCDs) serão destaques no palco do evento, transmitido pelo canal oficial da instituição no YouTube a partir das 20h. Como aliada da causa, a cantora Mariana Nolasco estará com sua banda na live, que contará também com a participação da influencer Pequena Lo, do cineasta Daniel Gonçalves e a apresentação do jornalista Rafael Bonfim, que tem paralisia cerebral e é cofundador do Instituto Nossa Casa.
“Para falar sobre essa causa, nós, do Instituto Nossa Casa, optamos pela força da música e da arte que tanto nos encantam. Nossa live trará entretenimento e informação sem que as pessoas precisem sair de casa”, destaca Rafael Bonfim.
“O processo de inclusão depende de todos. No dia 06 de outubro, vamos trazer a presença de pessoas com deficiência e com PC na live e continuar a propagar a mensagem sobre um futuro mais acessível para todos. Temos sempre muito a aprender quando falamos sobre reabilitação, inclusão, vida social e sobre uma sociedade menos capacitista e essa será uma grande oportunidade”, afirma Marina Junqueira cofundadora da Nossa Casa.
Na celebração do Dia Mundial da Paralisia Cerebral, o objetivo é garantir que crianças e adultos com PC tenham os mesmos direitos, acesso e oportunidades que qualquer outra pessoa na sociedade. “Juntos podemos fazer isso acontecer. A paralisia cerebral é uma das deficiências menos compreendidas e as pessoas com paralisia cerebral muitas vezes estão fora de vista, fora da mente de outras pessoas e sem opções nas comunidades ao redor do mundo, o que precisa mudar. Por isso é tão relevante trazer o assunto para discussão sempre. A data é um marco importante, mas esse tema precisa estar dentro do nosso cotidiano”, destaca Beatriz Santos Vieira, cofundadora do Instituto.
Engajada nessa causa, a cantora Mariana Nolasco é uma importante aliada no palco da live. “As pessoas com deficiência são protagonistas desta live – assim como devem ser em todos os espaços, atividades e em suas escolhas. É um privilégio participar dessa iniciativa como aliada, colocando minha música como instrumento para ajudar a disseminar informações importantes sobre paralisia cerebral e outras deficiências”, afirma a artista
Já a influencer Pequena Lo afirma que “numa discussão sobre inclusão e acessibilidade devemos ter como prioridade ouvir o que as pessoas com deficiência têm a dizer e a contribuir com a sociedade, para que juntos consigamos lutar contra o capacitismo e fazer do mundo um lugar para todos. O Instituto Nossa Casa tornou-se uma referência ao compartilhar conhecimento sobre paralisia cerebral, mostrando que existe uma luta pelos direitos das pessoas com PC – que, nesta live, estarão no centro das atenções”.
Serviço: Live do Instituto Nossa Casa no Dia Mundial da Paralisia Cerebral com participação da cantora Mariana Nolasco, da influencer Pequena Lo e do cineasta Daniel Gonçalves
Destaque no 7º Congresso Internacional Sabará-PENSI de Saúde Infantil
O 7º Congresso Internacional Sabará-PENSI de Saúde Infantil, que acontece entre os dias 03 e 05 de outubrono Centro de Convenções Frei Caneca (SP), sedia o 5ºPrêmio PENSI de Pesquisa em Saúde Infantil.
O prêmio teve seu início em 2016 e tem como objetivo incentivar e disseminar o conhecimento científico na área da pediatria, recebendo um maior número de pesquisas inscritas a cada edição.
A data final para o envio dos trabalhos é até o dia 30 de agosto e podem participar estudos brasileiros realizados por profissionais, residentes ou estudantes, sempre com foco em saúde pediátrica.
As pesquisas devem apresentar um escopo multiprofissional e multidisciplinar, e se enquadrarem nas seguintes áreas: Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição, Odontopediatria, Psicologia e Terapia Ocupacional.
“O Prêmio é uma ocasião para que todos nós, profissionais da saúde infantojuvenil, possamos compartilhar uma jornada de descobertas e inovações. É uma oportunidade única de apresentar e celebrar nossos esforços a fim de melhorar a vida de crianças e adolescentes e inspirar o futuro da pediatria. Queremos criar um legado de cuidado e conhecimento que transcenderá nossas próprias carreiras”, explica a Dra. Fátima Fernandes, pediatra, pesquisadora e diretora executiva do Instituto PENSI.
Para serem aceitos, os projetos da 5ª edição do Prêmio PENSI de Pesquisa em Saúde Infantil devem ter um resumo de 1.800 caracteres ou 250 palavras e ser submetidos exclusivamente pelo site oficial do evento: 7congresso-sabara-pensi.institutopensi.org.br. A divulgação do resultado da avaliação será no dia 17 de setembro.
7º CONGRESSO INTERNACIONAL SABARÁ-PENSI DE SAÚDE INFANTIL
Data: 03 a 05 de outubro de 2024 – 08h às 18h
Local: Centro de Convenções Frei Caneca – Rua Frei Caneca, 569 – Bela Vista – São Paulo/SP
Os avanços no tratamento oncológico, aliados às campanhas de prevenção e ampliação no acesso à saúde nos últimos 20 anos têm levado ao aumento da sobrevida dos pacientes com câncer. Dados do Observatório do Câncer, estudo inédito na América Latina realizado pelo
A.C.Camargo Cancer Center, mostram que a taxa de sobrevida de pacientes com adenocarcinomas de rim, por exemplo, saltou de 52,6%, em 2000, para 89,3%, em 2017. Diante deste promissor cenário e as notícias sobre o aumento da incidência da doença na população mundial, o A.C.Camargo abre as inscrições para a 2ª edição do Prêmio José Eduardo Ermírio de Moraes – Inovações Pela Vida.
Inspirado na trajetória e vida de José Eduardo Ermírio de Moraes (Duda), a Família José Ermírio de Moraes Neto e o A.C.Camargo se uniram para desafiar a fronteira do que é possível, da inovação e para reconhecer profissionais que dividem as mesmas visões que José Eduardo, além de honrar seu legado. Assim, nasceu a premiação.
Duda tinha o sonho de ver o Brasil ser respeitado e admirado mundialmente nas áreas de finanças, economia e saúde. Com o prêmio, a família deseja contribuir para a realização desse sonho, incentivando cada vez mais pessoas a realizar mudanças positivas e inovadoras em nosso país, com toda a seriedade e dedicação que isso requer.
“Trabalhamos todos os dias para levar ao paciente o que há de mais moderno em prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer. O objetivo do prêmio é dar visibilidade e oferecer espaço para que projetos inovadores ganhem escala e possam ser nossos aliados nessa missão”, aponta Rodrigo Gosling, Superintendente de TI, Inovação e Transformação Digital do A.C.Camargo Cancer Center.
A primeira edição do prêmio contou com mais de 60 projetos submetidos, criados por empreendedores de todas as regiões do Brasil, membros da rede alumni e residentes do A.C.Camargo, além de pesquisadores, professores e estudantes externos de graduação e pós-graduação de instituições de ensino superior brasileiras.
A premiação oferece gratificações de até R$100 mil* para cada uma das soluções vencedoras em cada uma das categorias do Prêmio, receberá projetos nas seguintes áreas.
Iniciativas científicas de potencial empreendedor para oncologia (Deep Techs):
Soluções/empresas nascidas com base em resultados de pesquisa científica e/ou inovações tecnológicas que tenham intenção de virar negócio e chegarem ao mercado. Essas tecnologias possuem certo grau de incerteza sobre suas aplicações comerciais e necessitam de altos investimentos, possuem maiores desafios de escala de reprodução e distribuição, demandam maior tempo de validação, estudos complexos, ensaios clínicos e aprovação por órgãos regulatórios antes de irem ao mercado.
Iniciativas ou soluções digitais de saúde para oncologia (Digital Health):
Soluções/empresas nascidas com base em investigação de necessidades não atendidas de mercado que tem a intenção de lançar tecnologias, softwares, serviços e/ou modelos de negócios inovadores. São soluções que não possuem/possuem poucas limitações de escala de reprodução e distribuição, além de menores exigências regulatórias antes de irem a mercado.
As inscrições para o prêmio vão até o dia 9 de agosto e podem ser realizadas pelo site.
Os vencedores ainda contarão com:
possibilidade de participação em eventos e rede de network com profissionais do A.C. Camargo e com especialistas e toda a comunidade do câncer;
possibilidade de potenciais parcerias com o nosso Cancer Center para a validação e o desenvolvimento da solução;
participação no Next Frontiers to Cure Cancer e em outros eventos.
O prêmio Inovações pela Vida está contido na iniciativa maior, o Prêmio José Eduardo Ermírio de Moraes, que abarca outras iniciativas do mesmo gênero.
*Leia o regulamento para saber mais detalhes sobre valores e tributação.
Nos dias 30 de junho e 1 de julho, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) promove a 10ª edição da Jornada Nacional de Emergências Psiquiátricas no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. Anualmente a ABP realiza o evento com o objetivo de promover debates e práticas de atualização sobre emergências psiquiátricas para médicos psiquiatras, médicos de outras especialidades, residentes e estudantes de medicina, profissionais de saúde mental e áreas afins.
As emergências psiquiátricas são complicações causadas pelo agravamento de doenças mentais como tentativas de suicídio, abuso de substâncias, depressão, psicose e violência. O número de atendimentos de casos desse tipo chega a ser de 10% a 30% anualmente em hospitais no Brasil. “Pessoas com transtornos mentais adoecem de 2 a 3 vezes mais do que a população geral e o médico psiquiatra precisa estar preparado para lidar com emergências já que muitas vezes ele será o primeiro profissional a reconhecer os sintomas iniciais”, explica Leonardo Baldaçara, coordenador da Comissão de Emergências Psiquiátricas da ABP.
Além das palestras, também será realizado o Curso Suporte em Emergência Psiquiátrica (SEP) com o intuito de oferecer conhecimento para profissionais de diversas áreas sobre as principais emergências psiquiátricas e a melhor forma de conduzi-las na prática.
Serviço X Jornada Nacional de Emergências Psiquiátricas Data: 30 de junho e 1 de julho de 2023 Local: Centro de Convenções Frei Caneca (4° andar) – Shopping Frei Caneca – São Paulo/SP Para conferir a programação completa, clique aqui.