Ação da ADJ Diabetes Brasil foca na importância da nutrição e da educação na doença que acomete 15,7 milhões de pessoas no Brasil
No dia 14 de novembro é o Dia Mundial do Diabetes e, pensando em conscientizar as pessoas, a ADJ Diabetes Brasil realizará gratuitamente, nos dias 10 e 11 desse mês, testes de glicemia. Além disso, haverá uma oficina de alimentação saudável com nutricionistas que ensinarão a importância de uma dieta saudável utilizando elementos lúdicos. A ação acontece na Estação Tatuapé da CPTM, em São Paulo, das 9h às 17h. O resultado sai na hora e os casos fora dos parâmetros serão encaminhados para orientação no local.
A ADJ irá disponibilizar também um espaço instagramável com dois cenários alusivos à data, para que os passantes tirem fotos e compartilhem em suas redes, buscando conscientizar a comunidade sobre o diabetes.
“Estamos buscando, cada vez mais, realizar esse tipo de atividade em campanhas abertas ou diretamente com pacientes constantemente, pois sempre precisamos aprimorar e atualizar nossos conhecimentos. Educação é um recurso poderoso no cuidado de qualquer doença e, no caso do diabetes, este reforço precisa ser constante,” explica Lucas Leme Galastri, presidente da ADJ.
Sintomas e Cuidados
De acordo com a Federação Internacional de Diabetes – IDF, existem atualmente, no Brasil, mais de 15,7 milhões de pessoas vivendo com a doença. O diabetes causado pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo.
“A insulina é um hormônio importante para o corpo humano. Ela é responsável por quebrar as moléculas de glicose transformando-a em energia para manutenção das células do nosso organismo. O diabetes pode causar o aumento da glicemia e as altas taxas podem levar a algumas complicações sejam no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos. Em casos mais graves, o diabetes pode levar até à morte”, explica o endocrinologista, mestre em saúde pública e vice-presidente da ADJ Diabetes brasil, Ronaldo Pineda Wieselberg.
Os principais sintomas da doença são fome, sede excessiva, vontade de urinar várias vezes ao dia e cansaço. O tipo de diabetes e a demora para o início do tratamento, também podem interferir no que o paciente irá sentir. Ambos os tipos e a fase pré-diabetes podem ser identificados por meio de exames de sangue (glicemia de jejum e hemoglobina glicada). É uma doença silenciosa que se instala de forma lenta e, por isso, é importante o acompanhamento médico. Dieta alimentar equilibrada é fundamental para o controle do diabetes. A orientação de um nutricionista pode ajudar muito a reduzir o peso, mas só uma vida saudável nem sempre é o suficiente, em alguns casos existem métodos de tratamento com medicações de uso oral e opções injetáveis, como a insulina.
Desde a descoberta da insulina, em 1921, educação é um dos pilares para o cuidado do diabetes, e a ADJ busca proporciona isso por meio de programas educacionais como grupos de vivências, atendimentos individuais, oficinas práticas e palestras com especialistas, além da produção de material educacional para divulgação à população, tenha ela ou não diabetes.
SERVIÇO
Campanha Dia Mundial do Diabetes
Estação Tatuapé da CPTM
Data: 10 e 11 de novembro
Horário: 9h às 17h
Contato ADJ Diabetes Brasil: (11) 3675-3266 – ramal 3266 ou (11) 97148-0465
Informações: www.adj.org.br
Apoio: AstraZeneca, Sanofi, BD, Novo Nordisk, Roche, Abbott, CPTM