Inscrições estão abertas para MSF Scientific Days LatAm 2022
No próximo dia 30 de novembro, Médicos Sem Fronteiras (MSF) vai reunir especialistas em saúde humanitária e migração de várias partes da América Latina para discutir como a pandemia de COVID-19 tem afetado de maneira particular a população de migrantes e refugiados da região.
O encontro MSF Scientific Days LatAm 2022 vai abordar como a doença agravou os riscos para a saúde e a vulnerabilidade enfrentada pela população migrante em todo o continente americano: desde a que busca ingressar nos EUA pela fronteira norte mexicana até a que se desloca para os países do sul do continente, como Colômbia, Peru, Chile e Brasil, que vêm recebendo um grande fluxo de venezuelanos.
Na maioria das vezes, essas pessoas enfrentaram obstáculos para ter acesso a vacinas e tratamentos e dificuldades para serem acolhidos nos próprios sistemas de saúde em si, já marcados por precariedade.
Nas discussões, estarão reunidos cientistas sociais e biomédicos, profissionais de saúde pública, epidemiologistas e trabalhadores de saúde da linha de frente de MSF e de outras organizações e instituições acadêmicas. Eles vão compartilhar descobertas, reflexões e atualizações sobre as consequências da COVID-19 para pessoas em movimento. Entre os assuntos abordados estarão as mudanças em padrões migratórios, acesso a serviços sociais e de saúde e lições aprendidas para que estejamos mais bem preparados em possíveis novas pandemias e outras emergências.
Mais informações podem ser obtidas no site https://scientificday.msf.org.br onde também é possível inscrever-se para acompanhar a sessão virtual.