Conecte-se conosco

Negócios

Sírio-Libanês investirá R$ 200 milhões em vertical de inovação

Publicado

em

O Hospital Sírio-Libanês acaba de lançar Alma Sírio-Libanês, uma vertical de inovação, tecnologia e dados em saúde que acelerará o desenvolvimento e incorporação de novos produtos no setor. “Temos um propósito muito forte de utilizar tecnologia inovadora para melhorar a vida dos nossos pacientes, médicos, equipes assistenciais e alunos”, diz Paulo Nigro, CEO do Sírio-Libanês. “Criamos um time multifuncional composto por equipes de TI, cientistas de dados, designers, profissionais de marketing, especialistas de produto, médicos e equipe de enfermagem.” A previsão é que, até 2030, Alma Sírio-Libanês investirá mais de R$ 200 milhões em tecnologia, serviços digitais, segurança cibernética, investimentos em startups e em metodologias para transformar a saúde no país.

Neste modelo, o Sírio-Libanês quer também atrair startups para, em parceria, construir produtos e soluções, que serão testados internamente e poderão ser aplicados em outras instituições. Segundo Christian Tudesco, Chief Marketing Officer do Sírio-Libanês, a nova marca nasce criando uma importante intersecção entre o mundo assistencial e as necessidades e desejos dos consumidores.

“Nossa estratégia de posicionamento de marca segue em linha com a referência que nossa instituição tem na área hospitalar, reconhecida por sua excelência clínica e assistencial, mas nos permite trazer também mais ousadia e inquietude, tão necessários quando se discute a saúde do futuro. Falar de saúde hoje não é se comunicar apenas com o paciente. Estamos ampliando nossos públicos e conversando com todo o ecossistema que se relaciona com nossas audiências”, diz.

Alma Sírio-Libanês reunirá todas as operações de inovação, dados e tecnologia do Sírio-Libanês, instituição já reconhecida no mercado pela sua atuação em inovação aberta.

“Estamos numa posição única no mercado pois nosso time já trabalha com modelo de plataforma plug and play e estamos nos preparando para receber os dados dos pacientes atuais e futuros vindo de qualquer instituição de saúde, dispositivos como relógios e balanças digitais. Estes dados serão usados para dar insights e engajar pacientes na prevenção e nos melhores tratamentos de saúde”, diz Ailton Brandão, diretor de inovação do Hospital Sírio-Libanês.

A iniciativa também envolve o público interno para captação de demandas e desafios para o mercado com funil de ideias ampliando a oportunidade de participação de startups, universidades, estudantes e empreendedores. “Temos um framework de inovação que potencializa o conhecimento e dados gerados na instituição para ajudar a desenvolver novos produtos, soluções transformadoras para o mercado de saúde e incubação de startups”, explica Diego Aristides, Chief Technology Officer do Sírio-Libanês.

O Sírio-Libanês inclusive já incubou a startup chamada Sofya – que, por meio de uma plataforma de voz e inteligência artificial revoluciona o modelo de documentação clínica. Ela ajuda profissionais de saúde oferecendo maior rapidez e acurácia na entrada de dados que pode alcançar até 40% de redução de tempo na entrada de dados. Esse foi um produto digital que nasceu da demanda interna do hospital, que se debruçou na inovação aberta para procurar no mercado as competências para criar o produto. “O Sofya é um exemplo do trabalho que podemos oferecer para esse mercado de startups, incubadoras e investidores”, explica Paulo Nigro. “Alma Sírio-Libanês vai desenvolver e trazer as soluções para as demandas de toda a cadeia de saúde”, conclui.

Atualidades

Venda de medicamentos à base de cannabis medicinal cresce 202%

Publicado

em

A venda de medicamentos à base de cannabis medicinal marcou um salto de 202% no primeiro trimestre de 2024 nas farmácias brasileiras. É o que aponta o levantamento inédito realizado pela Associação Brasileira da Indústria de Canabinoides (BRCann). A pesquisa também concluiu que mais de 417 mil unidades de medicamentos foram comercializadas nos primeiros três meses deste ano, marcando uma alta de 151%. Em comparação ao mesmo período de 2023, apenas 194,1 mil unidades foram vendidas. O setor movimentou mais de R$ 163 milhões no 1º trimestre de 2024, contra R$ 81 milhões em relação ao mesmo período de 2023. O saldo positivo pode estar ligado ao avanço do tratamento alternativo no país, uma vez que o Governo de São Paulo publicou recentemente a regulamentação da lei que prevê o fornecimento de remédios à base de cannabis medicinal pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o estado.

Para João Paulo Cristofolo Jr, Sócio-Fundador e Coordenador Geral do Grupo Conaes Brasil, empresa especializada no ensino médico para estudantes de medicina e médicos que desejam aprender sobre a prescrição de cannabis medicinal, a regularização de medicamentos à base de cannabis medicinal marca um avanço significativo não só para a economia, como também para saúde pública e na medicina contemporânea. “Reconheço a importância desta medida, não apenas pelo seu impacto direto na acessibilidade de tratamentos inovadores, mas também pela sua capacidade de transformar a vida de muitos pacientes”, explica.

Em paralelo ao aumento de vendas, a indicação da cannabis medicinal também vem crescendo cada vez mais no país e em diversos outros territórios. De acordo com o 2º Anuário da Cannabis Medicinal no Brasil 2023. 430 mil pacientes realizam tratamentos com medicamentos à base da planta, marcando um crescimento de 130% em relação a 2022. Se inspirando na iniciativa do Governo de São Paulo, João Pessoa, através da publicação no Diário Oficial do Município (DOM), estabeleceu a política do uso e a distribuição da cannabis medicinal em unidades de saúde pública e privada, das entidades conveniadas ao próprio SUS.

O executivo enfatiza a importância da disseminação de informações confiáveis sobre os benefícios e o uso correto da cannabis medicinal. “Há ainda um grande estigma e desinformação circulando sobre a cannabis, o que pode gerar resistência tanto por parte dos profissionais de saúde quanto dos pacientes. Educar o público e os profissionais de saúde sobre as evidências científicas e os benefícios clínicos da cannabis medicinal é crucial para a sua aceitação e uso adequado. Há diversos resultados promissores nos pacientes que já utilizam cannabis medicinal, evidenciando melhorias significativas na qualidade de vida, especialmente em condições como as síndromes de Dravet, Lennox-Gastaut e Esclerose Tuberosa. Facilitar o acesso a esses tratamentos significa dar esperança e alívio a muitos que lutam diariamente contra doenças crônicas e debilitantes”, acrescenta

O avanço da inserção da cannabis medicinal também marca a política internacional, na França, os tratamentos à base de cannabis medicinal serão permitidos a partir de janeiro de 2025, a decisão foi tomada pela Agência Nacional de Segurança de Medicamentos (ANSM) após o resultado otimista feito com pacientes com condições como cefaleia, tumores e HIV. Já os EUA reclassificar a maconha como uma droga menos perigosa dentro dos próximos meses, reformulando a política de cannabis em todo o país.

O sócio-fundador do Grupo CONAES Brasil destaca a necessidade contínua de pesquisas para expandir o conhecimento sobre o potencial terapêutico da cannabis. “A regulamentação não apenas facilita o acesso imediato a tratamentos necessários, mas também abre portas para um futuro de investigação científica mais robusta, que poderá desvendar novas aplicações terapêuticas da cannabis”, enfatiza sobre a importância de a medicina avançar nessa área.

Com o avanço no tratamento de patologias específicas, consequentemente, estimulando o desenvolvimento de novos estudos e pesquisas na área da saúde. De acordo com João Paulo Cristofolo, espera-se que, com o tempo, mais condições sejam incluídas na cartela de doenças tratáveis com cannabis, ampliando assim o espectro de pacientes beneficiados. “Este é um momento de otimismo e expectativa para a comunidade médica e para todos aqueles que serão impactados positivamente por essa mudança”, finaliza.

Créditos: https://medicinasa.com.br/venda-cannabis-medicinal/

Continue Lendo

Atualidades

Bradesco (BBDC4) e Rede D’Or (RDOR3) anunciam parceria de R$ 1,2 bilhão para criar nova rede de hospitais

Publicado

em

O Bradesco (BBDC4) e a Rede D’Or (RDOR3) anunciaram, nesta quarta-feira (8), uma parceria para a criação de uma nova rede de hospitais, a Atlântica D’Or. A participação do Bradesco se dará por meio da Atlântica Hospitais e Participações, controlada indireta do banco e da Bradseg – a empresa que controla a Bradesco Seguros.

Em fatos relevantes publicados separadamente, Bradesco e Rede D’Or forneceram informações complementares do novo negócio. A Atlântica D’Or contará com uma participação de 50,01% da Rede D’Or e de 49,99% da Atlântica Hospitais.

Segundo o Bradesco, esse arranjo “permitirá a Atlântica deter participação direta em sociedade detentora do ativo hospitalar e indireta em sociedades (SPEs) que serão proprietárias dos respectivos imóveis hospitalares”.  Já a Rede D’Or afirmou que “a parceria constitui-se em nova avenida de crescimento pra a companhia, juntando-se às demais estratégias de desenvolvimento”.

Atlântica D’Or: Parceria do Bradesco (BBDC4) e Rede D’Or (RDOR3) já tem trabalho a fazer

Na prática, a Atlântica D’Or já nasce com a tarefa de concluir a construção de hospitais que a Rede D’Or já está erguendo em Macaé (RJ), Alphaville (SP) e Guarulhos (SP). Esses três empreendimentos consumirão investimentos estimados em R$ 1,2 bilhão, divididos entre a Atlântica Hospitais e a Rede D’Or, proporcionalmente à sua fatia na parceria. Quando concluídas, as três unidades em construção contarão com cerca de 620 leitos.

A Rede D’Or acrescenta que a nova empresa já analisa “o potencial desenvolvimento conjunto de futuros novos hospitais em outras praças, em particular em Taubaté e Ribeirão Preto, ambos no Estado de São Paulo, cujos ativos já foram oferecidos à Atlântica Hospitais no âmbito da parceria”.

Crédito: https://www.moneytimes.com.br/bradesco-bbdc4-e-rede-dor-rdor3-anunciam-parceria-de-r-12-bilhao-para-criar-nova-rede-de-hospitais/

Continue Lendo

Atualidades

CURA grupo anuncia a nomeação de Juliano Rolim como novo CEO

Publicado

em

O CURA grupo nomeou Juliano Rolim como novo CEO. O executivo, que já é sócio e membro do conselho administrativo da empresa há cinco anos, assume o novo cargo com o objetivo de impulsionar o crescimento e a rentabilidade da empresa, além de fortalecer a sinergia entre as marcas pertencentes ao grupo e estabelecer um novo direcionamento estratégico, com foco em inovação operacional e excelência no atendimento.

Juliano começou sua carreira, em 2010, no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre-RS. Em 2015, fundou o Grupo Mérya, um dos maiores grupos de Diagnóstico por Imagem do Sul do Brasil, com clínicas nos estados de PR, SC e RS. Em 2019, o grupo realizou uma fusão com o CURA grupo, se tornando o quinto maior Grupo de Medicina Diagnóstica do Brasil.

Continue Lendo

Mais Vistos