O setor de tecnologia médica (MedTech) passa por um intenso processo de transformação devido ao crescimento da saúde digital e às mudanças nas expectativas dos clientes, que cada vez mais buscam cuidados como, quando e onde quiserem. É o que mostra o novo estudo da Accenture e AdvaMed. O estudo “Digital Health and MedTech — New Signals for Transformation” é baseado em uma pesquisa global realizada com mais de 150 executivos de MedTech e mostra uma mudança nos modelos tradicionais de cuidados com a saúde.
Os dados mostram que um número crescente de líderes adota a saúde digital como parte essencial de sua abordagem a fim de melhorar os resultados dos pacientes. Entre os entrevistados, 75% afirmaram que a expansão dos ambientes de atendimento mudará significativamente a estratégia de longo prazo e modelos de negócios de suas empresas.
“O setor encontra-se em uma encruzilhada. Está passando por pressões e disrupções inéditos, incluindo desafios de acessibilidade, mudanças nas expectativas dos pacientes e uma enxurrada de dados de saúde”, explica Tim Durst, diretor da Accenture e líder do setor de tecnologia médica global na prática de Life Sciences da companhia. “Com uma compreensão única da ação terapêutica, de pacientes e provedores, bem como insights obtidos a partir dos dispositivos digitais nas mãos dos pacientes, as empresas do setor de MedTech têm tudo para liderar a transformação rumo a uma saúde digital. Mas será impossível avançar sem a base digital adequada, capaz de aproveitar todos esses insights e criar uma solução de saúde digital abrangente”, defende o diretor.
O relatório observa que o desenvolvimento dos produtos, serviços e programas certos para pacientes e provedores ainda é um obstáculo, citando a complexidade da implementação e a falta dos parceiros ideais como principais desafios. Além disso, 86% dos executivos afirmaram que tecnologia e colaboração são fundamentais para lidar com esses desafios.
O estudo identificou as cinco principais tendências que impulsionarão o crescimento futuro do setor MedTech:
O paciente consumidor: Os cuidados com a saúde não são mais uma interação unidirecional, com o paciente apenas na extremidade receptora. Hoje em dia, é necessário haver engajamento contínuo entre paciente, provedor e pagador. Ao todo, 70% dos executivos afirmaram que o fenômeno do paciente consumidor é muito relevante e afetará significativamente a estratégia de longo prazo de suas empresas.
Cuidados a qualquer momento, em qualquer lugar: Cada vez mais, os cuidados com a saúde estão saindo dos hospitais e chegando aos ambulatórios e residências dos pacientes, uma vez que os consumidores esperam cada vez mais receber atendimento como, onde e quando quiserem. Segundo os executivos de MedTech entrevistados para o relatório, embora os produtos tradicionais continuem gerando receita, a expansão do atendimento para novos ambientes já é uma parte fundamental de suas estratégias de crescimento.
A ascensão da saúde digital: Os líderes do setor estão priorizando a saúde digital, desenvolvendo recursos internamente por meio de investimentos em P&D, tecnologia, digital e novos modelos de negócios. Também estão adquirindo ativos para expansão do pipeline em áreas terapêuticas e adição de novos recursos para inovar mais rapidamente ou alcançar clientes de novas formas. Quase todos (99%) os executivos indicaram que o desenvolvimento e a comercialização de soluções de Saúde Digital ganharam força nos últimos dois anos.
Convergência de setores: A ascensão do digital na saúde também está dando força a negócios não tradicionais. O sucesso futuro dessas empreitadas depende da convergência de diversos setores para o desenvolvimento de produtos e serviços em todo o espectro do cuidado, segundo 86% dos executivos.
Novos caminhos regulatórios: Em alguns casos, a saúde digital pode ficar fora dos limites dos caminhos regulatórios estabelecidos para tecnologias não testadas, o que exigirá novas abordagens do setor. Entre os entrevistados, 87% apontaram as regulamentações governamentais como uma ameaça e um obstáculo para seus negócios. Um dos principais motivos seria a natureza mutável das diretrizes regulatórias, já que a função dos órgãos responsáveis envolve acompanhar o surgimento de tecnologias novas e emergentes, garantindo sua segurança e eficácia.
“Os membros da AdvaMed estão na vanguarda da inovação e da melhoria dos resultados de saúde dos pacientes. Estamos testemunhando alguns dos avanços mais empolgantes na saúde digital”, afirma Scott Whitaker, presidente e CEO da AdvaMed. “As descobertas da pesquisa nos ajudarão a planejar o futuro do setor e garantir que possamos prosperar e crescer para atender às necessidades dos pacientes que dependem de dispositivos médicos diariamente”, reforça o executivo.
O estudo
A Accenture entrevistou 150 executivos sênior do setor de MedTech do mundo todo (Alemanha, EUA, Japão, Países Baixos, Reino Unido e Suíça). Os entrevistados foram distribuídos igualmente em 30 empresas de tecnologia médica com receita global média de US$ 10 bilhões em 2021. Dois terços dos entrevistados tinham entre 11 e 20 anos de experiência no setor. A Accenture também entrevistou mais de 30 executivos C-suite e outros executivos sênior dos setores de tecnologia médica e farmacêutica no Centro de Excelência em Saúde Digital da AdvaMed para confirmar os resultados da pesquisa e obter insights mais profundos. Além disso, os pesquisadores analisaram 100 acordos de fusões e aquisições e mais de 600 lançamentos de produtos de um subconjunto de empresas de tecnologia médica que ocorreram entre janeiro de 2019 e março de 2022.