Liderança

Nova diretoria da FMUSP mira em gestão mais eficiente para reter talentos

Publicado

on

A recém-empossada diretora da FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), professora Eloisa Bonfá, junto com o novo diretor-presidente da FFM (Fundação Faculdade de Medicina), Arnaldo Hossepian Júnior, apostam em um choque de gestão em prol do serviço de saúde e do ensino públicos de excelência. Ambos lideraram reuniões com suas equipes no Complexo do Hospital das Clínicas (HCFMUSP), em São Paulo, para discutir o planejamento estratégico do próximo ano.

Durante os dois dias de evento, os times contaram com uma palestra motivacional do navegador Amyr Klink e uma palestra com panorama econômico de 2023 do economista Paulo Gala, membro do Conselho Consultivo da FFM.

“Vamos aprimorar a gestão para atingir nosso principal objetivo: retenção de talentos. Nos últimos 4 anos, mais de 2 mil profissionais já deixaram o HC, e ainda não foram substituídos. Precisamos reverter o processo de redução de investimentos e de fuga de talentos, e isso requer salários mais competitivos, infraestrutura adequada e acolhimento”, ressalta Eloísa, que também é presidente do Conselho Deliberativo do HC e do Conselho Curador da FMUSP.

O desafio enfrentado pela faculdade – que figura no ranking das melhores do mundo – é generalizado no Brasil. O país está estagnado em sua capacidade de reter talentos, ocupando a 73ª posição entre 133 países no Índice de Competitividade Global de Talentos 2022, da Insead. Entre as razões para isso estão a desigualdade social e a pouca efetividade governamental no apoio aos talentos.

Para resolver essa questão, a FMUSP estabeleceu quatro projetos prioritários para 2023, envolvendo ensino, pesquisa, assistência e inovação. Um deles, que acaba de se tornar realidade, é a criação de uma gerência dedicada à captação de recursos, para profissionalizar as doações recebidas pela faculdade. A instituição também aposta em parcerias com o setor privado com o objetivo de modernizar sua Escola de Educação Permanente, de capacitação de profissionais de saúde.

Por sua vez, a FFM, entidade particular e sem fins lucrativos que apoia as atividades da faculdade e do HC, está modernizando seus procedimentos e promovendo maior transparência à gestão. A fundação acaba de criar seu primeiro Conselho Fiscal, que conta com um ex-integrante do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo e integrantes do MP-SP e da Procuradoria Geral do Estado. O objetivo é aliar agilidade na atuação e segurança jurídica, especialmente considerando que hoje cerca de 70% do orçamento operado pela fundação são recursos públicos do SUS.

“Estamos atualizando a Fundação, à luz das exigências do poder público, agilizando serviços de apoio e ajudando a FMUSP e o HC na captação de recursos privados. O apoio da sociedade é fundamental para o fortalecimento do FFM como entidade incentivadora e promotora de iniciativas de apoio à Faculdade de Medicina da USP e ao Complexo HC”, afirma Hossepian Júnior.

Centro de Pesquisa Clínica começará a ser erguido em 2023

Para alavancar a área de ensino e pesquisa, a FMUSP construirá um novo Centro de Pesquisa Clínica no segundo semestre de 2023. O objetivo é ampliar e integrar a área de pesquisa clínica da faculdade, que hoje é fragmentada em nove diferentes institutos.

A um custo de R$ 50 milhões, a unidade será bancada pelo Governo do Estado de São Paulo e deve ser entregue em 2025. Seu propósito é fomentar a educação e o desenvolvimento de novas descobertas médicas, com tecnologia de ponta.

“O novo centro trará para nós sustentabilidade financeira, nos ajudará na retenção de talentos e apoiará alunos e profissionais no acesso a novas tecnologias. Além disso, facilitará o contato, intercâmbio de informações e o recebimento de recursos de instituições estrangeiras”, diz Eloísa.

O HC é o maior Complexo Hospitalar da América Latina, com 2.400 leitos. Durante a pandemia de Coronavírus, o hospital aumentou em mais de 3 vezes seu número de leitos e dobrou seus funcionários, em 45 dias – tempo recorde. Por conta disso, passou a ser um grande produtor de ciência em Covid-19, tendo feito o primeiro sequenciamento do genoma do vírus. O HC se tornou uma referência internacional no tema, o que fez com que aumentasse a colaboração internacional com outras instituições de ensino e pesquisa. De 2019 a 2021, foi registrado um aumento de 36% no número de publicações. Atualmente, a instituição registra mais de 3 mil publicações por ano.

Parque urbano acessível será construído na região

Outro grande projeto da Faculdade de Medicina da USP que começará a sair do papel em 2023 é a revitalização da Avenida Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, na região de Cerqueira César, onde estão localizados a FMUSP e o HC, e transformação em um parque urbano de 32 mil metros quadrados, totalmente acessível. A obra, já aprovada e que será custeada pela Prefeitura de São Paulo, está orçada em R$ 25 milhões. A autoria do projeto executivo é da FMUSP e da FFM.

A construção será iniciada em 2023 e a previsão é de que seja concluída em 2025. A avenida será fechada em toda sua extensão: entre a Av. Rebouças e a Teodoro Sampaio. O novo parque terá uma cobertura, piso linear para facilitar a acessibilidade e sofrerá uma transformação na identidade visual de forma a atender pessoas com dificuldade de locomoção e com deficiências.

O local contará com uma faixa exclusiva para o trânsito de ambulâncias, veículos de bombeiros, viaturas de polícia e carros com autorização especial. Integrado ao metrô, terá jardim, bancos, brinquedos infantis e uma área de conveniência com quiosques.

“Essa intervenção vai revitalizar a área e ajudar a integrar os pacientes à comunidade local, acadêmica e hospitalar. Estamos ansiosos pela mudança, que só trará benefícios para a região e a população”, comemora a diretora e professora Eloísa Bonfá.

A Av. Dr Eneas de Carvalho Aguiar foi aberta durante o início das obras de construção do Hospital das Clínicas, em 1938, para facilitar o acesso dos caminhões ao canteiro de obras do Instituto Central.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Vistos

Sair da versão mobile