Empresas especializadas em gestão de estoques e abastecimento têm sido contratadas por hospitais para simplificar logística e garantir qualidade dos produtos, aumentando eficiência e reduzindo custos. A TLS, empresa do grupo Elfa, é uma das líderes desse mercado.
A logística hospitalar é um setor de extrema importância para a gestão hospitalar, afinal, é por meio dela que os suprimentos e medicamentos necessários para o atendimento são fornecidos. Para garantir a eficiência desse processo, muitos hospitais adotam a terceirização da logística, ou seja, contratando empresas especializadas para realizar a gestão de estoques e o abastecimento de seus produtos. É o caso da TLS, empresa do grupo Elfa, que tem se destacado nesse mercado.
De acordo com Bruno Zanni, Diretor Executivo do Grupo Elfa, os hospitais têm transferido seus estoques de materiais e medicamentos de suas áreas “nobres” para um armazém da empresa, que passa a gerenciar todo o processo de recebimento dos fornecedores, gestão do estoque e abastecimento diário dos hospitais. Essa estratégia tem gerado importantes ganhos de eficiência, como liberação de área para novos leitos, redução de estoques, gestão de produtos, redução de perdas e aumento de eficiência em compras pela simplificação da logística para os fornecedores.
“Essa é, portanto, a nossa perspectiva sobre a operação dos hospitais. Acompanhamos com eles os principais desafios e iniciativas que tomam para ter cada vez mais eficiência, sendo a terceirização da logística com um parceiro especializado uma das mais impactantes”, explica Zanni.
A concentração dos estoques em um único centro de distribuição terceirizado fora da área hospitalar tem sido uma das principais estratégias adotadas por hospitais como Sírio Libanês e Rede D’Or para garantir que os suprimentos e medicamentos cheguem aos hospitais no momento certo. A empresa passa a operar toda a logística de recebimento dos fornecedores, a gestão dos estoques, o fracionamento e unitarização dos itens, montagem de kits e envio diário do que é realmente demandado pelos hospitais, diretamente no local de consumo do hospital.
“Essa centralização e terceirização da gestão logística simplifica em muito a logística do hospital, que deixa de receber dezenas de entregas de diferentes ao longo do dia e passa a receber duas entregas, sem necessidade nem de conferência. Todo o trabalho já foi realizado fora do hospital e os dados já estão corretamente inseridos no sistema. Simplifica muito a logística dos fornecedores também, que passam a fazer menos entregas por mês, podemos fazer entregas mais consolidadas, e em regiões de mais fácil acesso, fora de centros urbanos”, afirma a Zanni.
Além da simplificação da logística, a TLS conta com processos robustos para garantir a qualidade dos produtos e a segurança do paciente. “Sendo uma empresa especializada em logística hospitalar, os times, processos e sistemas são preparados e customizados para garantir eficiência e qualidade, liberando o hospital da preocupação em desenvolver essas competências, que não fazem parte do seu ‘core’ assistencial”, destaca o diretor.
A terceirização da logística hospitalar tem se mostrado uma solução eficiente para os desafios enfrentados pelos hospitais no gerenciamento de seus estoques e na garantia da qualidade dos produtos utilizados no atendimento aos pacientes. Com a expertise de empresas especializadas como a TLS, os hospitais conseguem se concentrar em sua atividade principal, a assistência ao paciente, enquanto a gestão de estoques e abastecimento fica a cargo de profissionais capacitados e processos robustos.