Conecte-se conosco

Eventos

Fórum Oncoguia trará panorama sobre o Câncer nas favelas

Publicado

em

A pesquisa Oncoguia “Percepções e prioridades do câncer nas favelas brasileiras”, realizada pelo Data Favela, será o grande lançamento do 13º Fórum Nacional Oncoguia, de 9 a 11 de maio, novamente presencial este ano em Brasília, mas também com participação online. As inscrições são gratuitas e já estão abertas, é só acessar o site para ver toda a programação.

“A pesquisa é inédita e pioneira por dar voz e visibilidade aos desafios enfrentados, em especial, pela comunidade de raça negra (81% dos respondentes) diante do acesso a informação, aos cuidados com a saúde e com o câncer. Com a força e relevância destes dados temos como agir e o fórum é o melhor ambiente para isso”, adianta Luciana Holtz, presidente e fundadora do Oncoguia.

O 13º Fórum Nacional Oncoguia também vai abordar as dificuldades e desafios do acesso às biópsias e as desigualdades no acesso aos tratamentos no SUS e na saúde suplementar. Apresentará uma sessão de cases inovadores em oncologia com dados e serviços, retomando a discussão em torno do custo-efetividade para incorporação de novas tecnologias e reunirá sociedades de especialidades médicas para lançar um compromisso pela detecção precoce do câncer no Brasil.

Entre os que já confirmaram a presença no evento estão: o Ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha; o coordenador de Prevenção e Controle do Câncer do Ministério da Saúde, Fernando Maia; o presidente do Instituto Locomotiva e Data Favela, Renato Meirelles; o ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta e o oncologista Rafael Kaliks. O Fórum vai trazer muitos insights sobre como melhorar a situação do câncer no Brasil, com a presença de especialistas e autoridades do setor.


Serviço:
Inscrições no 13º Fórum Nacional Oncoguia: www.forumoncoguia.org.br
Data: 9 a 11 de abril de 2023
Horário: dia 09/05 das 18h30 às 21h e demais dias das 08h45 as 18h30.
Formato: Híbrido com transmissão ao vivo pelo site www.forumoncoguia.org.br

Eventos

A.C.Camargo abre as inscrições para prêmio de inovação em oncologia

Publicado

em

Os avanços no tratamento oncológico, aliados às campanhas de prevenção e ampliação no acesso à saúde nos últimos 20 anos têm levado ao aumento da sobrevida dos pacientes com câncer. Dados do Observatório do Câncer, estudo inédito na América Latina realizado pelo 

A.C.Camargo Cancer Center, mostram que a taxa de sobrevida de pacientes com adenocarcinomas de rim, por exemplo, saltou de 52,6%, em 2000, para 89,3%, em 2017. Diante deste promissor cenário e as notícias sobre o aumento da incidência da doença na população mundial, o A.C.Camargo abre as inscrições para a 2ª edição do Prêmio José Eduardo Ermírio de Moraes – Inovações Pela Vida.

Inspirado na trajetória e vida de José Eduardo Ermírio de Moraes (Duda), a Família José Ermírio de Moraes Neto e o A.C.Camargo se uniram para desafiar a fronteira do que é possível, da inovação e para reconhecer profissionais que dividem as mesmas visões que José Eduardo, além de honrar seu legado. Assim, nasceu a premiação.

Duda tinha o sonho de ver o Brasil ser respeitado e admirado mundialmente nas áreas de finanças, economia e saúde. Com o prêmio, a família deseja contribuir para a realização desse sonho, incentivando cada vez mais pessoas a realizar mudanças positivas e inovadoras em nosso país, com toda a seriedade e dedicação que isso requer.

“Trabalhamos todos os dias para levar ao paciente o que há de mais moderno em prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer. O objetivo do prêmio é dar visibilidade e oferecer espaço para que projetos inovadores ganhem escala e possam ser nossos aliados nessa missão”, aponta Rodrigo Gosling, Superintendente de TI, Inovação e Transformação Digital do A.C.Camargo Cancer Center.

A primeira edição do prêmio contou com mais de 60 projetos submetidos, criados por empreendedores de todas as regiões do Brasil, membros da rede alumni e residentes do A.C.Camargo, além de pesquisadores, professores e estudantes externos de graduação e pós-graduação de instituições de ensino superior brasileiras.

A premiação oferece gratificações de até R$100 mil* para cada uma das soluções vencedoras em cada uma das categorias do Prêmio, receberá projetos nas seguintes áreas.

Iniciativas científicas de potencial empreendedor para oncologia (Deep Techs):

Soluções/empresas nascidas com base em resultados de pesquisa científica e/ou inovações tecnológicas que tenham intenção de virar negócio e chegarem ao mercado. Essas tecnologias possuem certo grau de incerteza sobre suas aplicações comerciais e necessitam de altos investimentos, possuem maiores desafios de escala de reprodução e distribuição, demandam maior tempo de validação, estudos complexos, ensaios clínicos e aprovação por órgãos regulatórios antes de irem ao mercado.

Iniciativas ou soluções digitais de saúde para oncologia (Digital Health):

Soluções/empresas nascidas com base em investigação de necessidades não atendidas de mercado que tem a intenção de lançar tecnologias, softwares, serviços e/ou modelos de negócios inovadores. São soluções que não possuem/possuem poucas limitações de escala de reprodução e distribuição, além de menores exigências regulatórias antes de irem a mercado.

As inscrições para o prêmio vão até o dia 9 de agosto e podem ser realizadas pelo site.

Os vencedores ainda contarão com:

  • possibilidade de participação em eventos e rede de network com profissionais do A.C. Camargo e com especialistas e toda a comunidade do câncer;
  • possibilidade de potenciais parcerias com o nosso Cancer Center para a validação e o desenvolvimento da solução;
  • participação no Next Frontiers to Cure Cancer e em outros eventos.

O prêmio Inovações pela Vida está contido na iniciativa maior, o Prêmio José Eduardo Ermírio de Moraes, que abarca outras iniciativas do mesmo gênero.

*Leia o regulamento para saber mais detalhes sobre valores e tributação.

Continue Lendo

Eventos

Associação de Psiquiatria promove evento sobre Emergências Psiquiátricas

Publicado

em

Nos dias 30 de junho e 1 de julho, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) promove a 10ª edição da Jornada Nacional de Emergências Psiquiátricas no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. Anualmente a ABP realiza o evento com o objetivo de promover debates e práticas de atualização sobre emergências psiquiátricas para médicos psiquiatras, médicos de outras especialidades, residentes e estudantes de medicina, profissionais de saúde mental e áreas afins.

As emergências psiquiátricas são complicações causadas pelo agravamento de doenças mentais como tentativas de suicídio, abuso de substâncias, depressão, psicose e violência. O número de atendimentos de casos desse tipo chega a ser de 10% a 30% anualmente em hospitais no Brasil. “Pessoas com transtornos mentais adoecem de 2 a 3 vezes mais do que a população geral e o médico psiquiatra precisa estar preparado para lidar com emergências já que muitas vezes ele será o primeiro profissional a reconhecer os sintomas iniciais”, explica Leonardo Baldaçara, coordenador da Comissão de Emergências Psiquiátricas da ABP.

Além das palestras, também será realizado o Curso Suporte em Emergência Psiquiátrica (SEP) com o intuito de oferecer conhecimento para profissionais de diversas áreas sobre as principais emergências psiquiátricas e a melhor forma de conduzi-las na prática.


Serviço
X Jornada Nacional de Emergências Psiquiátricas
Data: 30 de junho e 1 de julho de 2023
Local: Centro de Convenções Frei Caneca (4° andar) – Shopping Frei Caneca – São Paulo/SP
Para conferir a programação completa, clique aqui.

Continue Lendo

Eventos

Einstein debate tendências tecnológicas que vão modificar o setor da saúde

Publicado

em

O Einstein realiza entre os dias 31 de maio e 2 de junho mais uma edição do Frontiers, que acontecerá no auditório Moise Safra, na sede do Morumbi, em São Paulo. Com o tema “Tendências tecnológicas que vão modificar o setor da saúde e acelerar o processo de transformação digital das organizações ao redor do globo“, neste ano, o encontro vai discutir e mostrar quais são as próximas fronteiras tecnológicas e de conhecimento na área da saúde, conectando profissionais que são referência na América Latina e em todo o mundo com todos aqueles que querem entender o cenário atual nesse contexto de grande transformação.

O evento será dividido em três frentes, sendo elas: 1) Inovação e Empreendedorismo, que abarcará bioconvergência – porque tantos países estão apostando nesse novo conceito, deep techs – a nova fronteira da inovação em saúde, investimentos e equidade na saúde, open innovation, entre outros; 2) Big Data e Cirurgia Robótica, com discussões sobre os impactos de legislação e ética em aplicação de Inteligência Artificial, interoperabilidade – open health, Rede Nacional de Dados em Saúde, importância de análises personalizadas no cuidado e outros temas; e 3) Hospital do Futuro, abrangendo automação cirúrgica hospitalar, metaverso e 5G, por exemplo.

Para falar sobre os temas, foram convidados alguns dos principais nomes mundiais da inovação. Estarão presentes Lily Lau Lai, Colorectal Surgeon & Associate Professor, City of Hope e Shai Tejman-Yarden, Head of the Medical Device Hub, Sheba ARC innovation Center. Completam a lista nomes que integram a presidência do Einstein e membros das áreas de inovação da organização: Sidney Klajner, presidente da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein; Claudio Lottenberg, presidente do Conselho Deliberativo da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein; Rodrigo Demarch, diretor-executivo de Inovação do Einstein, entre outros.

Confira abaixo a programação completa. Para mais informações sobre o evento e inscrições, clique aqui.

Programação

31 de maio, quarta-feira:
Inovação e Empreendedorismo
Bioconvergência: por que tantos países estão apostando nesse novo conceito?
Deep techs: a nova fronteira da inovação em saúde?
Open Innovation
Como ampliar a transformação digital no setor da saúde
Investimento em startups: quais as perspectivas após a recessão de 2022?
Quais as tendências tecnológicas que farão parte do dia-a-dia na saúde?

1º de junho, quinta-feira:
Big Data e Cirurgia Robótica
Impactos de Legislação, Ética em Aplicação de Inteligência Artificial
Interoperabilidade: Open Health, Rede Nacional de Dados em Saúde
Importância de análises personalizadas no cuidado
Análises preditivas em pacientes crônicos
Nuvem, Névoa e computação de alto desempenho em saúde

2 de junho, sexta-feira:
Cirurgia Robótica e Hospital do Futuro
Automação Cirúrgica Hospitalar
Metaverso, 5G e o impacto das novas tecnologias
Telecirurgia
Cirurgia guiada por imagem
O futuro da Cirurgia Robótica

Continue Lendo

Mais Vistos