Tecnologia

Hospital de Base de São José do Rio Preto adquire robô cirúrgico

Publicado

on

O Hospital de Base de São José do Rio Preto (SP), adquiriu o robô Da Vinci Xi. Neste primeiro momento, o robô será utilizado em cirurgias urológicas, como tratamento de câncer de próstata, rim e bexiga, entre outros, além de cirurgias oncológicas do aparelho digestivo, ginecológicas, como histerectomias e miomectomias.

“Estamos muito felizes por podermos beneficiar a população. O Hospital de Base é a primeira instituição de saúde do noroeste paulista a ter esta última e mais moderna versão desta plataforma robótica, o que confirma nossa condição de referência para diversos em procedimentos uma vasta região do país”, afirma o médico Jorge Fares, diretor executivo da Funfarme – Fundação Faculdade Regional de Medicina de Rio Preto, mantenedora do Hospital de Base (HB) e outras unidades que integram o maior complexo hospitalar do interior paulista.

O sistema robótico revolucionou as cirurgias minimamente invasivas ao permitir à equipe médica realizar procedimentos com pequenas incisões, o que oferece importantes benefícios aos pacientes. “A robótica é o nível tecnológico e de excelência que estava faltando em nossa instituição, nos colocando entre as melhores do país. Por trás do robô vem toda uma estrutura tecnológica necessária para o bom funcionamento, estrutura física que é uma nova área acoplada ao nosso centro cirúrgico com 1.200m², além dos processos de treinamento e qualificação de profissionais, mudanças necessárias para o bom funcionamento de uma área cirúrgica desse nível. Sem dúvida é um processo de qualidade ampliando em nossa instituição”, ressalta Fares.

Todos os movimentos do robô são comandados pelo cirurgião por meio de um console. “A da plataforma robótica propicia uma imagem em alta definição em 3D, além de melhor amplitude nos movimentos das pinças, garantindo muito mais precisão na realização dos procedimentos e menor agressão aos tecidos durante a cirurgia”, explica o cirurgião oncológico Maximiliano Cadamuro Neto, coordenador da robótica do Hospital de Base de Rio Preto e médico do Serviço de Coloproctologia da instituição.

Segundo o executivo da Strattner, atualmente 103 sistemas Da Vinci já foram instalados em 89 hospitais no Brasil e mais de 105 mil cirurgias robóticas foram realizadas no país utilizando esta plataforma. “No Brasil, os robôs Da Vinci auxiliam em cirurgias de 10 especialidades médicas”, pontua José Ricardo.

Por ser uma tecnologia nova a todos os profissionais do complexo hospitalar e da cidade, para capacitá-los a utilizá-la, a Funfarme instituiu um programa de treinamento abrange a teoria e a prática da cirurgia robótica para cirurgiões e profissionais que integram as equipes cirúrgicas com habilidade na cirurgia robótica, o que inclui simulação de habilidades e procedimentos.

O diretor executivo da Funfarme, Jorge Fares, destaca que a incorporação da cirurgia robótica no Hospital de Base é mais uma demonstração do empenho do complexo hospitalar em incorporar sempre os últimos avanços da medicina, associados aos investimentos tecnológicos e científicos visando sempre melhorar o conforto, a segurança, a resolutividade e a experiência dos pacientes e médicos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Vistos

Sair da versão mobile