A BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, um dos principais hubs de saúde de excelência do País, vem atualizando seu parque tecnológico e investiu 7 milhões de reais na aquisição da Ressonância Magnética Digital 3 Tesla – SIGNA Premier EVO, da GE HealthCare, que a tornou a primeira instituição da América do Sul a contar com esse tipo de equipamento altamente tecnológico.
O novo equipamento é o mais potente e veloz em análise de imagens em alta definição de órgãos e estruturas internas do corpo, possibilitando um diagnóstico mais preciso de doenças neurológicas degenerativas e uma captação não invasiva na realização do exame de próstata com imagens com alta nitidez. Além disso, também conta inteligência artificial que aponta os fatores relevantes e uma tecnologia de bobinas flexíveis e leves. A sensação é de ter um cobertor sobre si, reduzindo o efeito claustrofóbico e proporcionando conforto e bem-estar para o cliente. “Bobinas tão leves quanto o ar”, define o mote do fabricante.
“A precisão e o apoio da inteligência artificial na interpretação das imagens trazido pela GE HealthCare nesse equipamento são um divisor de águas na Medicina Diagnóstica. A velocidade de processamento do exame, a qualidade das imagens e a precisão do diagnóstico, especialmente para doenças neurológicas e, com maior conforto para o paciente, elevarão o patamar da saúde no país mais uma vez e garantindo aos nossos clientes o melhor tratamento possível. E, claro, é um ótimo exemplo de como a tecnologia pode ser usada para melhorar a qualidade da saúde e da assistência”, conta Renato Vieira, diretor executivo de Desenvolvimento Médico, Técnico e Educação e Pesquisa da BP.
Por meio do sistema AIR Technology, o aparelho se molda anatomicamente a cada paciente, contribuindo para a precisão dos resultados. Comparado a outros equipamentos, é capaz de reduzir em até 70% o tempo de realização do exame, com qualidade superior dos resultados. Os dados dos pacientes são armazenados em nuvem, o que facilita a atuação da inteligência artificial e análise do diagnóstico.
Para os pacientes com claustrofobia ou que ficam incomodados durante a realização do exame, o equipamento oferece uma abertura mais ampla e a BP ainda incorporou no espaço dedicado ao exame uma experiência de imersão com som e imagem, diminuindo a percepção de ruídos produzidos pela máquina, que já é mais silenciosa do que as disponíveis no mercado. Por meio do Cinema Vision, a pessoa pode usar óculos de projeção e fone de ouvido para ver um filme ou ouvir a sua playlist favorita durante o procedimento, oferecendo uma experiência de conforto visual e auditiva aos pacientes.
O serviço está disponível na BP Medicina Diagnóstica da Unidade BP Mirante.
Soma-se a isso o cuidado com a logística reversa de reaproveitamento do equipamento anterior, realizada em parceria com a própria GE HealthCare, para que os impactos ambientais sejam compensados e minimizados, tornando essa operação sustentável, com mais eficiência de uso e consumo de energia e um maior aproveitamento de peças. Inclusive, algumas com materiais raros que agora podem ser reparados, reaproveitados e descartados da maneira correta, em linha com o compromisso global da própria GE HealthCare em reduzir 50% de suas emissões até 2030.