A Eurofarma, farmacêutica brasileira presente em 22 países e com atuação em toda a América Latina, é a primeira empresa do setor a conquistar, de uma só vez, para suas operações brasileiras e latino-americanas, a certificação Age Friendly Employer™. O Programa, chancelado pelo Age Friendly Institute, é uma avaliação estruturada das políticas de recursos humanos e as “Melhores Práticas” de organizações reconhecidas por seu compromisso com a retenção e recrutamento de pessoas com mais de 50 anos. Ao todo, são analisadas 12 vertentes. Trata-se de um reconhecimento ao excelente desempenho da companhia na criação de um local de trabalho inclusivo em toda a América Latina.
A iniciativa faz parte do programa +Diverso da Eurofarma, responsável por fomentar a diversidade por meio dos grupos de afinidade, que atualmente são: Mire (diversidade racial), EuroElas (gênero), Plural (LGBTQIA+), PertenSER (pessoas com deficiência) e, mais recentemente, o 55+.
“Essa conquista para nossa empresa, no Brasil e na América Latina, é inédita em nossa indústria”, comenta Daniela Panagassi, Diretora da área de Pessoas e Organização da Eurofarma. “Queremos que os candidatos com mais de 50 anos saibam que nós valorizamos seu conhecimento, experiência, maturidade, confiabilidade e produtividade”, completa a executiva.
Hoje, a Eurofarma conta com mais de 850 colaboradores acima dos 50 anos, e 117 acima dos 60. Entre 2022 e 2023 foram contratados 93 profissionais acima dos 50 anos.
O The Age-Friendly Institute é uma organização sem fins lucrativos que apoia o desenvolvimento e a melhoria de programas e serviços amigáveis para pessoas a partir dos 50 anos. O processo de avaliação é confidencial e as avaliações são realizadas pelos membros da equipe de Pesquisa e Certificação do Instituto, que são profissionais de Recursos Humanos altamente experientes. O processo inclui pesquisa independente; informações públicas sobre a empresa; entrevistas por telefone ou pessoalmente e considera outros fatos relacionados com o reconhecimento público do ambiente de trabalho do empregador. A recertificação é feita a cada dois anos.
Mais informações sobre o Programa e o The Age Friendly Institute aqui.