Atualidades

Dasa e Inspirali criam Escola de Ultrassom em São Paulo

Publicado

on

A Dasa Educa, pilar de educação médica da Dasa, e a Inspirali, vertical de Medicina da Ânima Educação, acabam de anunciar o lançamento de uma Escola de Ultrassonografia, instalada no recém-lançado Centro Integrado de Saúde, localizado na Universidade Anhembi Morumbi-Mooca.

Com objetivo de expandir o número de profissionais médicos e multiprofissionais qualificados foi criado um ambiente imersivo que congregue formação médica qualificada com a melhor assistência aos pacientes, incluindo a rede pública de saúde. A parceria aproveita a capacidade formativa dos cenários de prática da Dasa, que integra 15 hospitais e a maior rede de laboratórios e centros diagnósticos do país, com a expertise acadêmica da Inspirali, assinalando um marco importante na busca pela excelência em cuidados.

Desde 2015, a Dasa mantém o Centro de Aperfeiçoamento e Pesquisa em Ultrassonografia (CAPUS) na Vila Mariana, fundado por Maria Cristina Chammas, com preceptoria de renomados nomes da radiologia brasileira, como Wagner Iared, Julia Diva Zavariz, Fernando Linhares e Jurandir Passos. O ambiente atende o programa de educação continuada médica da Dasa, atualizando médicos da rede ou não por meio dos programas de Especialização e Aprimoramento em Radiologia e Diagnóstico por Imagem. Na unidade, são atendidos cerca de 300 pacientes/mês em exames de ultrassom em diversas especialidades, encaminhados principalmente das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de diversas regiões do município de São Paulo.

“Os atendimentos serão realizados por pós-graduandos sob supervisão de médicos especialistas em radiologia e diagnóstico por imagem, com disponibilidade de tecnologias de ponta para diagnósticos. No ambiente acadêmico, a Escola de Ultrassonografia desempenha um papel importante na formação qualificada de jovens médicos e crucial no diagnóstico precoce e rastreamento de diversas condições médicas, incluindo disfunções hepáticas, renais e ginecológicas”, explica Gustavo Pinto, Diretor Médico de Saúde Digital na Dasa.

No CAPUS, eram oferecidos o curso de especialização Médica em Ultrassonografia e o aprimoramento médico em Ultrassonografia. Com a expansão, somam-se novas propostas de programas de pós-graduação lato sensu em Diagnósticos por Imagem (doppler vascular, medicina fetal, ecocardiograma, entre outros temas), além de cursos de curta duração na modalidade ‘Hands On’, todos práticos.

Para Andreia Barreto, diretora de Alianças Estratégicas da Inspirali. a Escola de Ultrassom é um marco na saúde brasileira. “Com ela, teremos a possibilidade de atender uma parcela significativa da população que depende do SUS, ao mesmo tempo em que incentivamos o desenvolvimento e a capacitação de nossos estudantes de medicina. Esta iniciativa reforça o nosso compromisso com a educação médica continuada e é um testemunho do compromisso compartilhado em melhorar a qualidade da medicina no Brasil por meio da educação”.

“Durante a formação na graduação médica, o diagnóstico por imagem pode ter instrução limitada, não proporcionando aos futuros médicos a capacitação adequada na necessidade e indicações da USG. Além disso, a ultrassonografia é uma técnica que requer prática e aperfeiçoamento contínuo. A Escola de Ultrassografia visa, além dos cursos regulares oferecidos, ofertar treinamento e atualização regular através dos cursos ‘Hands On’ aos médicos da Dasa e do mercado”, finaliza Maria Cristina Chammas, Diretora Médica do Alta Diagnósticos, que faz parte da Dasa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Vistos

Sair da versão mobile