O Hospital Mater Dei Salvador inaugurou um Centro de Reprodução Humana, que vai oferecer serviços especializados para procedimentos de reprodução assistida. A clínica conta com estrutura hospitalar e tecnologia de ponta, espaço para consultas especializadas, exames complementares e interconsultas, além de equipe altamente qualificada.
Segundo o 14º Relatório de Produção de Embriões (SisEmbrio) divulgado em 2022 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o número de ciclos de reprodução assistida cresceu 32,72% em relação ao ano anterior, resultando em mais de 36 mil gestações clínicas, mais de 154 mil óvulos congelados e de 202 mil embriões congelados nos anos de 2020 e 2021. O Hospital Mater Dei Salvador espera atender pacientes locais e vindos de toda a região Nordeste.
A clínica dispõe da tecnologia para todos os diferentes tratamentos de reprodução assistida: inseminação artificial (IA), fertilização in vitro (FIV), ovodoação compartilhada e análise seminal especializada. Além destes, os tratamentos convencionais, como a preservação da fertilidade e a análise genética dos embriões para fazer seleção e, assim, aumentar as chances de gravidez.
Os serviços oferecidos destinam-se tanto a casais com problemas de reprodução (de um dos cônjuges ou de ambos), como pessoas solteiras, casais homoafetivos que desejam ter filhos, pessoas transexuais e mulheres e homens que desejam preservar a sua fertilidade.
“Para aquelas mulheres cuja maternidade é um sonho, é importante sentir-se no momento certo para tal acontecimento. A pressão biológica impedia muitas mulheres contemporâneas de fazerem seus próprios planejamentos. Hoje, com a vitrificação de óvulos, podemos proporcionar-lhes uma autonomia nessa decisão”, diz Wendy Delmondes, especialista em reprodução assistida e coordenadora do centro de reprodução do Mater Dei Salvador.
Com a nova lei de união estável no Brasil, a busca de casais homoafetivos e de transexuais pelos procedimentos de reprodução assistida também cresceram no país. “No caso de um casal formado por duas mulheres, por exemplo, é possível a participação das duas no procedimento, com uma das parceiras fazendo a doação do óvulo, para que o embrião seja implantado na outra. Para os casais masculinos, é necessário um óvulo doado, de fonte anônima, e uma barriga solidária, que pode ser uma parente de até quarto grau dos futuros papais”, explica a especialista.
Oferecendo não só tecnologia, mas também um melhor acolhimento, atenção e dedicação para o paciente, a estrutura da clínica conta com a experiência de atendimento de uma equipe especializada. Um andar exclusivo é destinado à reprodução humana, com equipamentos de alta tecnologia e centro cirúrgico completo.
Segundo Wendy, o objetivo é oferecer um espaço de acolhimento para os futuros pais. “Sabemos a angústia enfrentada neste momento, no entanto, pensando no bem-estar do paciente fizemos um centro delicado, lúdico, para que todo o processo seja muito especial, onde sonhos se tornam realidade”, acrescenta.
O Centro de Reprodução Humana está localizado no Centro Médico Mater Dei, 6º andar, Rua Doutor Rômulo Serrano, nº 224, Rio Vermelho.