Quase metade dos brasileiros encontra-se sob níveis elevados de estresse. É o que apontam dados da healthtech Starbem, coletados ao longo do primeiro semestre de 2023. Dos mais de 12 mil dados coletados e analisados por meio do StarCheck, a solução de Inteligência Artificial da Starbem, 48% deram índice de estresse entre 4, que indica alerta, e 5 — o maior deles, que é o sobrecarregado.
Para o cofundador e CEO Global da Starbem, o cardiologista Leandro Rubio, esse cenário é reflexo das mudanças sociais vividas nos últimos anos. “Nós tivemos um marco muito significativo que foi a pandemia do coronavírus. Depois disso, muita coisa mudou, desde os regimes de trabalho até a forma de interação social. É natural que leve um tempo até as pessoas se adaptarem completamente. E isso pode gerar um maior estresse e uma ansiedade com o momento atual e o futuro. Por isso, mais do que alertar sobre o cenário, nosso objetivo é conscientizar a todos sobre a importância dos cuidados com a saúde mental para a melhoria da qualidade de vida”, explica Rubio.
Nesse contexto, a healthtech vivenciou um aumento de 138,2% na busca por consultas de psicologia, se comparados os dados do primeiro trimestre com os do terceiro trimestre deste ano. Isso refletiu na necessidade de expandir o time de psicólogos, que, por sua vez, cresceu 56% nos últimos dois meses. “Temos por prioridade oferecer um serviço de saúde mental diferenciado aos nossos usuários. Por isso, investimos em seleção, treinamento e acompanhamento semanal dos nossos psicólogos”, complementa a psicóloga Ticiana Paiva, Head de Saúde Mental da Starbem.
A healthtech foi fundada em 2020 e atua no mercado B2B e tem mais de 230 mil usuários ativos.