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Lean nas Emergências reduz 36,4% da superlotação em hospitais públicos

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No oitavo ciclo, realizado de julho a dezembro de 2023, o projeto Lean nas Emergências colaborou para que os índices de superlotação de 124 hospitais públicos fossem reduzidos em 36,4%. Tais instituições estão espalhadas pelos 26 Estados do Brasil e pelo Distrito Federal. Os ganhos não se restringiram à melhoria do índice de superlotação: o tempo de passagem nos hospitais – sem internação de paciente – diminuiu cerca de 40,2%, enquanto o número daqueles que ficaram internados foi reduzido em 40,7%.

“A superlotação no Pronto-Socorro é resultado de uma crise multifacetada, que envolve fatores como a falta de fluxo diante do alto volume de pacientes, escassez de leitos e desorganização dos ambientes e dos serviços para saúde, e a metodologia Lean veio utilizar princípios e técnicas para melhoria de processos baseados em tempo e valor, desenhada para assegurar fluxos contínuos e eliminar tanto desperdícios quanto atividades de baixo valor agregado”, disse Rafael Saad, Coordenador de Projetos da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Criado em 2017, o Lean nas Emergências é um projeto do Ministério da Saúde, que visa reduzir a superlotação nas urgências e emergências de hospitais públicos. Esta iniciativa é executada pelo Hospital Sírio-Libanês, pela BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo e pelo Hospital Moinhos de Vento, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS). A metodologia Lean, trazida para o universo da Saúde, é utilizada em diversos setores para reduzir desperdícios na operação hospitalar, além de melhorar as entregas feitas ao público final.

“O projeto está consolidado em todas as regiões do Brasil, pois tem números muito expressivos na redução da superlotação. Esse trabalho, feito de forma colaborativa, mostra que o PROADI-SUS se torna cada vez mais robusto nesses 15 anos de existência. Os hospitais trocam suas experiências com o SUS aumentando a eficiência dos centros atendidos”, declarou Arthur Ceraso, líder do projeto Lean nas Emergências e Consultor Técnico de Projetos do Hospital Moinho de Ventos.

Como funciona o Lean nas Emergências?

Os hospitais que executam o projeto disponibilizam equipes com um médico e um especialista na metodologia Lean, que realizam um processo baseado em quatro etapas:

  • Diagnóstico inicial;
  • Implementação (duração aproximada de 6 meses);
  • Diagnóstico final e
  • Acompanhamento (duração aproximada de 6 meses).

“As ações realizadas pelo projeto abrangem a capacitação de gestores e profissionais de saúde das instituições beneficiadas, bem como, o apoio na implementação de ferramentas voltadas à otimização dos fluxos de atendimento dos pacientes, resultando em melhora no tempo passagem do paciente pelo serviço de urgência, até sua chegada ao local correto, com recurso correto e no tempo correto”, afirma Carina Pires, Gerente de Projetos da área de Compromisso Social do Hospital Sírio-Libanês.

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