A busca por controle de custos e eficiência na receita tornou-se uma prioridade inegável para hospitais em todo o país. Dados fornecidos pela Anahp revelam que, de janeiro a outubro de 2023, mais de um terço (35%) da receita das instituições associadas foi proveniente de materiais e medicamentos, representando uma fatia significativa do sistema de saúde. Além disso, quase um quinto (18%) dos custos dos hospitais foram destinados a essa categoria. Nesse contexto desafiador, a padronização estratégica, processo de avaliação de impactos nos custos, receita e qualidade na seleção dos itens a serem padronizados, tornou-se fundamental para otimizar as margens das instituições e promover a eficiência.
É aqui que a Verzo, com suas ferramentas de ciência de dados OtimizaMED e OtimizaMAT (a mais recente adição), desempenha um papel fundamental, auxiliando as principais instituições do Brasil, como Sírio-Libanês, Hcor, Oswaldo Cruz, DASA e Mater Dei, além de mais de 200 hospitais espalhados pelo país.
O processo de padronização hospitalar envolve uma série de desafios, como a dificuldade de identificar equivalentes, complexidade de avaliar os impactos financeiros das substituições, grande diversidade de fornecedores, itens sem padronização de nomenclatura, entre outros. E é justamente nesses desafios que as ferramentas atuam.
Lançado em setembro de 2023, o OtimizaMAT auxilia na padronização de materiais para hospitais de maneira estruturada. A ferramenta é capaz de identificar os equivalentes de cada material comprado pela instituição e fornecer o potencial EBITDA projetado pela substituição de padronização, além de fornecer benchmarks de custo e automatizar os impactos na receita, o que ajuda o hospital a identificar oportunidades de aumento de rentabilidade.
A solução também oferece um alto grau de flexibilidade, permitindo que os hospitais ajustem os grupos de equivalências de acordo com suas necessidades e preferências específicas. Isso é crucial, uma vez que a padronização de materiais deve levar em consideração a prática individual de cada instituição.
Benefícios
- Visualizar rapidamente a variação de custo e receita pela substituição de padronização
- Cruzar mais de 50 mil materiais em equivalentes disponíveis na ferramenta
- Acessar Benchmarks de custo de materiais no mercado
“A Verzo acredita firmemente que a otimização dos processos na área de saúde é uma necessidade premente. Em um setor tão complexo, a padronização de materiais é um passo crucial para a eficiência operacional. O OtimizaMAT é a nossa resposta a esse desafio. Desenvolvemos essa ferramenta para auxiliar os hospitais a implementar e manter processos de padronização de materiais de forma eficaz e personalizada, contribuindo para a saúde financeira dos hospitais”, explica Filipe Oliveira, CEO da Verzo.
Também de forma complementar ao sistema de gestão (ERP) dos hospitais, o OtimizaMED consegue indicar os equivalentes farmacêuticos dos medicamentos comprados, já fornecendo o impacto financeiro de uma possível substituição de padronização, levando em conta as condições comerciais específicas da instituição. Além disso, fornece benchmarks de custo de medicamentos no mercado, o que ajuda o hospital a identificar oportunidades de aumento de rentabilidade, além de auxiliar na tomada de decisão de padronização.
“Integrar o OtimizaMED da Verzo foi um passo significativo para nós no Sírio-Libanês. Essa ferramenta nos proporcionou insights valiosos que antes eram inacessíveis. Passamos a ter acesso a dados detalhados, como a porcentagem de cada medicamento que está em pacote e a quantidade disponível em conta aberta. Essa visão foi fundamental para aprimorar nosso processo de padronização, pois conseguimos quantificar com precisão o impacto das mudanças implementadas”, avalia Anderson Cremasco, Diretor de Logística, Infraestrutura e Facilities do Hospital Sírio-Libanês.