Os pacientes em tratamento oncológico no Instituto Nacional de Câncer (INCA) agora são beneficiados com a terapia assistida por cães do Programa Alice. Em parceria com o INCAvoluntário, área social do Instituto, tutores e cães voluntários farão visitas inicialmente quinzenais aos pacientes internados na unidade de Cuidados Paliativos do INCA, em Vila Isabel, na zona norte do Rio.
A metodologia exclusiva no Brasil diferencia-se no cenário nacional pela adoção de protocolos rigorosos validados internacionalmente para diversas áreas de atuação, transcendendo a simples ideia de que o animal é apenas um pet que realiza visitas assistidas às instituições. Cães e tutores do Programa Alice são submetidos a um processo de capacitação intensivo, com mais de 18 horas de treinamento, incluindo avaliações e certificações. Além da capacitação, as duplas se comprometem com o voluntariado, a proteção animal e a colaboração com parceiros.
As visitas contam com a supervisão da especialista Emi Parente, fundadora do PATAE – Programa Alice Terapia Assistida Educacional, e acompanhamento das equipes assistenciais e do INCAvoluntário. Segundo Emi, entre os benefícios com a terapia assistida por cães – comprovados por pesquisas científicas – estão a melhora da comunicação, da concentração e da motivação, além do aumento do bem-estar, da afetividade e do relaxamento, reduzindo os níveis de estresse e de ansiedade.
“Os pacientes podem ter dificuldades de se expressar ou simplesmente não quererem conversar muito, e a interação com os animais os ajuda a manter uma comunicação não verbal, através de expressões faciais. A presença do animal gera conforto e senso de pertencimento. Na primeira visita técnica ao INCA, por exemplo, uma paciente não abriu os olhos, mas sentiu a presença dos cães e fez carinho nos animais”, conta a especialista. “Os cães são mais do que animais de estimação, eles personificam um amor intangível capaz de transformar o inimaginável”, destaca Emi.
Para que as visitas passem a ser semanais à unidade de Cuidados Paliativos e também estendidas aos outros três hospitais do INCA no Rio, o Programa Alice seleciona voluntários para participar das atividades terapêuticas. Interessados podem entrar em contato pelo email patae@programaalicepatae.com.br.
“A visita de cães e de seus tutores gera momentos de leveza e descontração, e os pacientes oncológicos têm experiências afetivas e prazerosas. Isso promove a humanização do ambiente hospitalar, uma das principais missões do INCAvoluntário. Damos boas-vindas ao Programa Alice!”, comemora a gerente-geral do INCAvoluntário, Fernanda Vieira.