Conecte-se conosco

Atualidades

Julho Neon consolida-se como o mês da saúde bucal no Brasil e tem apoio da Hapvida NotreDame Intermédica

Publicado

em

Campanha conscientiza sobre a importância do cuidado com o sorriso do brasileiro. Em cenário nacional, apenas 15% da população possui plano odontológico

Um dos maiores patrimônios do brasileiro, o sorriso, é tema da maior campanha de cuidados com a saúde bucal no país. Neste mês, celebra-se o Julho Neon, criado em 2021 para conscientizar a população sobre a importância da prevenção a doenças bucais. Em cenário nacional, apenas 15% dos brasileiros possuem plano odontológico, segundo dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), são 32,6 milhões de usuários.

Em três anos, mais de 155 milhões de pessoas foram impactadas pela campanha, primeiramente idealizada pela Associação Brasileira de Planos Odontológicos (Sinog), e depois se tornou um movimento de todos. “Cuidar do brasileiro é pensar na saúde bucal, que vai muito além da saúde física. Ela tem impactos importantes no âmbito social e na saúde mental. Um sorriso autêntico pode transcender barreiras culturais, linguísticas e sociais, promovendo a inclusão e o sentimento de pertencimento a um grupo. Ele nos ajuda a ter uma comunicação clara e também causa empatia nas diferentes interações. Isso tudo nos ajuda na vida profissional, daí a importância de popularizar o acesso aos planos odontológicos no país”, afirma Jaqueline Sena, vice-presidente da entidade e vice-presidente de Marketing e Odontologia da Hapvida NotreDame Intermédica. 

Como uma das apoiadoras da campanha, a Hapvida NDI tem feito sua parte para democratizar o acesso da população à saúde bucal de qualidade. Com 7,1 milhões de beneficiários em planos odontológicos, a companhia tem investido na expansão da rede para chegar a todos os cantos do país. Hoje, em mais de 1.500 municípios, são 22 mil profissionais credenciados, número que compõe os mais de 415 mil dentistas no Brasil, segundo dados do Conselho Federal de Odontologia (CFO).

“Somos a única operadora de planos odontológicos, no território nacional, que tem uma agenda integrada de dentistas credenciados de forma internalizada e somos um organismo completo. Basta observar que, para realizar diversos tratamentos médicos, faz-se necessário o cuidado odontológico prévio. Ainda precisamos fortalecer a cultura da realização de consultas preventivas de saúde e odontologia e caminhamos rumo a bons resultados”, ressalta Roberto Passos, diretor nacional da Hapvida Interodonto.

É esse o caminho que o Brasil traça agora para alertar a população da importância de cuidar da saúde bucal. O desafio é grande: segundo a agência de saúde da ONU, somente 45% da população global, ou cerca de 3,5 bilhões de pessoas, combatem cáries, doenças gengivais e outras doenças bucais.

Sobre a Hapvida NotreDame Intermédica

Com 78 anos de experiência a partir das aquisições durante sua história no país, a Hapvida NotreDame Intermédica é hoje a maior empresa de saúde e odontologia da América Latina.  A companhia, que possui mais de 68 mil colaboradores, atende cerca de 15,8 milhões de beneficiários de saúde e odontologia e tem à disposição a maior rede própria de atendimento com um sistema integrado que conecta as unidades das cinco regiões do país.

Todo o aparato foi construído a partir de uma visão abrangente e integrada, voltada ao cuidado da saúde por meio de 86 hospitais, 76 pronto atendimentos, 345 clínicas médicas e 294 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial, além de unidades especificamente voltadas ao cuidado preventivo e crônico. Dessa combinação de negócios, apoiada em qualidade médica e inovação, resulta uma empresa com os melhores recursos humanos e tecnológicos para os seus clientes.

Por: Luciana Menezes

Atualidades

Sétimo caso de provável cura do HIV após transplante de medula óssea ocorreu na Alemanha, aponta pesquisa

Publicado

em

O paciente de 60 anos, diagnosticado como soropositivo em 2009, recebeu um transplante de medula óssea para tratar a leucemia em 2015. Ele interrompeu o tratamento antirretroviral em 2018

Um alemão de 60 anos de idade, que não tem mais vestígios de HIV em seu corpo, é o sétimo caso provável de cura após um transplante de medula óssea, de acordo com uma pesquisa publicada nesta quinta-feira (18) antes da 25ª conferência internacional sobre a Aids.

O homem, que prefere permanecer anônimo, é apelidado de “novo paciente de Berlim”, uma referência ao primeiro “paciente de Berlim”, Timothy Ray Brown, a primeira pessoa a ser declarada curada do HIV em 2008, que morreu de câncer em 2020.

O paciente de 60 anos, diagnosticado como soropositivo em 2009, recebeu um transplante de medula óssea para tratar a leucemia em 2015 e conseguiu interromper seu tratamento antirretroviral no final de 2018.

Quase seis anos depois, ele não tem carga viral detectável, de acordo com os pesquisadores, que apresentarão seu trabalho em Munique na próxima semana.

Embora não possam ter “certeza absoluta” de que todos os vestígios da presença do vírus foram eliminados, “o caso deste paciente é muito sugestivo de uma cura para o HIV”, disse Christian Gaebler, médico do hospital Charité de Berlim, que trata o paciente.

Com mais de cinco anos de remissão, esse alemão “estaria perto” de ser considerado curado, disse Sharon Lewin, presidente da Sociedade Internacional de AIDS, em uma coletiva de imprensa.

Seu caso é diferente de outras remissões de longo prazo, observou ela. Todos os outros pacientes, com exceção de um, receberam células-tronco de doadores de medula óssea que tinham uma mutação rara de um gene chamado CCR5, que impede a entrada do HIV nas células. Os doadores dos casos anteriores eram pessoas que herdaram duas cópias do gene mutante, uma de cada pai, o que as tornava “praticamente imunes” ao HIV.

O novo paciente de Berlim é o primeiro a receber células-tronco de um doador que herdou apenas uma cópia, uma configuração muito mais comum que dá esperança de encontrar mais doadores em potencial.

O “paciente de Genebra”, revelado em 2023, é outra exceção, pois recebeu um transplante de um doador que não tinha nenhuma mutação desse gene. Menos de 1% da população é portadora dessa mutação protetora do HIV, portanto, é muito raro que um doador de medula compatível tenha essa mutação.

Créditos: https://gauchazh.clicrbs.com.br/saude/noticia/2024/07/setimo-caso-de-provavel-cura-do-hiv-apos-transplante-de-medula-ossea-ocorreu-na-alemanha-aponta-pesquisa-clyrey71t00kk01eqp0iqjy8t.html

Continue Lendo

Atualidades

Amil e Rede D’Or (RDOR3): o que está por trás do descredenciamento de hospitais?

Publicado

em

Itaú BBA aponta em relatório que há uma preocupação sobre uma ruptura mais ampla no futuro entre as redes de saúde

O descredenciamento da Amil pela Rede D’Or (RDOR3) em três de seus hospitais no Rio de Janeiro deve ter um impacto muito pequeno nos resultados no curtíssimo prazo. Embora haja alguma preocupação sobre uma ruptura mais ampla no futuro, no que parece ser um desacordo sobre tabela de preços e sobre o valor que cada empresa traz para a parceria, diz o Itaú BBA.

Os analistas Vinicius Figueiredo, Lucca Marquezini e Felipe Amancio escrevem, em relatório, que os ativos estão em um estágio avançado de maturidade. O que dá confiança na contínua lucratividade robusta desses hospitais e no potencial de substituição de beneficiários.

Neste momento, os analistas afirmam manter sua perspectiva positiva sobre a Rede D’Or.

Amil descredencia Rede D’Or

Segundo eles, o descredenciamento ocorre em um momento em que a Amil está focada em recuperar a lucratividade. Provavelmente exigindo descontos na tabela de preços de seus prestadores de serviços.

Assim, dizem os analistas, a motivação para o descredenciamento pode ter sido um desacordo sobre as tabelas de preços para os hospitais no Rio de Janeiro.

Bem como um desequilíbrio percebido no valor que cada parte traz para a parceria.

Amil vende hospitais

A Rede D’Or pode ter notado que sua rede hospitalar desempenhou um papel crucial nas vendas da Amil. Enquanto os preços programados e a complexidade dos procedimentos oferecidos pela Amil não foram necessariamente benéficos para a Rede D’Or em alguns hospitais específicos, dizem os analistas.

Eles estimam que os três hospitais devem somar 700 leitos, cerca de 7% de sua capacidade operacional de leitos.

O Itaú BBA tem recomendação de compra para Rede D’Or, com preço-alvo de R$ 39. As ações caíram 0,28% na véspera na B3, cotadas a R$ 28,17.

Com informações do Valor Econômico

Continue Lendo

Atualidades

Cancelamento de planos de saúde aumenta entre jovens

Publicado

em

Redes que propõe outros modelos e serviços mais acessíveis têm conquistado lacuna aberta pelo atual modelo de saúde

A geração jovem, especialmente aqueles entre 18 e 34 anos, está cada vez mais consciente da importância de cuidar da saúde. No entanto, paradoxalmente, jovens de 20 a 29 anos estão abandonando as seguradoras de saúde em números alarmantes. Dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) revelam que mais de 12 milhões de pedidos de cancelamento de planos de saúde foram feitos por jovens nessa faixa etária.

Entre janeiro e abril de 2024, 540.241 jovens de 25 a 29 anos cancelaram seus planos de saúde. Nos anos anteriores, os números mantiveram-se estáveis, com 1,64 milhão de cancelamentos em 2021 e 1,62 milhão em 2023. Em 2020, durante a pandemia, os cancelamentos somaram 1.388.384.

Neste cenário, negócios que apostam na democratização do serviço de saúde têm ganhado destaque. A Clínica da Cidade, por exemplo, oferece um modelo em que os pacientes pagam apenas pelas consultas ou exames necessários, sem a necessidade de vínculo recorrente com a clínica. Os preços das consultas variam de R$ 100 a R$ 180, enquanto os exames começam a partir de R$ 4.

Rafael Teixeira, CEO da Clínica da Cidade, destaca a importância da acessibilidade. “Acredito que um diferencial bastante importante da rede é a facilidade dos agendamentos. Não dá para negligenciarmos a saúde primária e nos conformarmos com os atuais valores praticados no mercado”, afirma.

Atualmente, a Clínica da Cidade possui unidades próprias e franqueadas em oito estados do Brasil, totalizando mais de 60 clínicas. A meta é alcançar 100 unidades até o final do ano. “Entendemos a importância, mas também a sobrecarga do modelo público de saúde. Por isso, queremos contribuir e melhorar essa realidade com um modelo inovador e sem burocracia ao paciente”, acrescenta Teixeira.

Outro modelo de negócio que tem ganhado notoriedade é o da Vibe Saúde, que recentemente lançou a Vivi da Vibe, uma espécie de “ChatGPT da saúde“. A solução está disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, via WhatsApp, para colaboradores de empresas que optarem por aderir à novidade. Na prática, a tecnologia da Vibe atua como um chat conversacional no WhatsApp, oferecendo suporte emocional com técnicas baseadas em terapia comportamental. A ferramenta aplica o teste DASS-21, reconhecido mundialmente para medir estresse, ansiedade e depressão. Dependendo do resultado do teste, a Vivi coloca o usuário em um ciclo de suporte de 6 a 8 semanas, seguindo protocolos desenvolvidos pelos profissionais de saúde da Vibe e 100% gerido pela IA.

“Os profissionais têm acesso à Vivi de uma forma anônima e segura, já as empresas podem acessar não somente métricas básicas de engajamento e satisfação, mas também métricas da saúde mental organizacional e sua evolução, segmentado por níveis hierárquicos, setores e filiais”, afirma Felipe Cunha, CEO da VIbe.

Continue Lendo

Mais Vistos