ADLM 2024 será realizada no final de julho, nos Estados Unidos e expectativa brasileira é superar os US$ 900 mil em negócios gerados em 2023
São Paulo, julho de 2024 – O pavilhão brasileiro do Brazilian Health Devices (BHD) estará nos Estados Unidos entre 30 de julho e 1º de agosto para participar da ADLM (antiga AACC – Annual Scientific Meeting & Clinical Lab Expo).
Neste ano, duas fabricantes brasileiras de produtos para laboratório clínico, Bioclin e Hilab, estarão no pavilhão do projeto setorial da Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (ABIMO), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). As associadas esperam gerar mais do que os US$ 180 mil em negócios realizados na edição de 2023, superando US$ 900 mil nos 12 meses subsequentes ao evento.
“Considerando que os Estados Unidos são os maiores compradores dos dispositivos médicos brasileiros, importando mais de US$ 15 milhões em produtos para laboratório clínico das fabricantes brasileiras só em 2023, estar na feira é uma excelente estratégia para ampliar os negócios internacionais,” comenta Larissa Gomes, gerente de projetos e marketing internacional da ABIMO.
Esse segmento, inclusive, tem uma participação expressiva no comércio exterior de dispositivos médicos, representando 22% de todas as exportações do setor e segue em crescimento. “Entre 2022 e 2023, nossas fabricantes ampliaram em 86% o volume de exportações de itens para laboratório”, complementa Larissa.
Amanda Machado, head de Marketing da Hilab, empresa integrante do BHD, ressalta a importância do evento para a companhia. “Este é o segundo ano que participamos da ADLM e foi lá que conhecemos nosso primeiro cliente internacional,” conta. A executiva destaca o impacto da feira nos negócios da empresa. “Hoje, já temos acordos de distribuição assinados em mais de 14 países e muitos desses parceiros conheceram a Hilab na ADLM. Por isso, estamos bastante otimistas para este ano, esperando encontrar novos parceiros estratégicos e expandir ainda mais a nossa atuação fora do Brasil,” completa.
Esta participação promete impulsionar ainda mais a presença brasileira no mercado internacional de dispositivos médicos, reforçando a qualidade e inovação dos produtos nacionais no setor de laboratório clínico.
Sobre a ABIMO
A ABIMO – Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos representa a indústria brasileira de produtos para a saúde que promove o crescimento sustentável nos mercados nacional e internacional. Fundada em 1962, a instituição conta com mais de 300 associadas e surgiu a partir da ideia de 25 fabricantes de produtos médicos e odontológicos com o objetivo de fortalecer, organizar e regulamentar o segmento. Nesses anos de trabalho, a ABIMO expandiu suas operações de suporte à cadeia produtiva através de conselhos e grupos de trabalho, os quais respondem por todos os aspectos técnicos, operacionais e associativos do setor.
Sobre o BRAZILIAN HEALTH DEVICES
O projeto setorial Brazilian Health Devices, executado pela ABIMO em parceria com a ApexBrasil, tem como missão fomentar as exportações de artigos e equipamentos da área da saúde. Brazilian Health Devices é a marca que reúne as indústrias exportadoras do setor e as representa internacionalmente. Durante o ano de 2023 o projeto atendeu 137 empresas brasileiras fabricantes de dispositivos médicos que exportaram US$ 106,6 milhões em produtos para mais de 137 países.
O Brazilian Health Devices está aberto a receber novas indústrias de dispositivos médicos que buscam a internacionalização. As empresas interessadas em entender o funcionamento do projeto devem entrar em contato pelo telefone (11) 3285-0155 ou pelo e-mail export@abimo.org.br.
Sobre a APEXBRASIL
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.
Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.
Gestão de relacionamento com a imprensa ABIMO: Agência Pub