Durante a participação na Dental-Expo Moscou, entre 23 e 26 de setembro, pavilhão brasileiro fechou mais de US$ 1,5 milhão em contratos e a expectativa é ultrapassar US$ 3,8 milhões nos próximos doze meses
Uma comitiva brasileira, formada por três fabricantes do setor odontológico, marcou presença no pavilhão do Brazilian Health Devices (BHD), na 56º edição do Dental-Expo Moscou, realizada na capital russa entre 23 e 26 de dezembro. Durante os quatro dias de exposição, a comitiva conseguiu fechar mais de US$ 1,5 milhão em novos contratos de exportação, consolidando a presença do Brasil no mercado internacional de saúde. O BHD é um projeto setorial da Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (ABIMO), desenvolvido em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
Esse resultado reflete o interesse do mercado russo que, em 2023 (temos dados 2024?) importou US$ 9,89 milhões da indústria de dispositivos médicos brasileira. No ramo da odontologia, foram US$ 1,28 milhão no período. Entre os itens mais requisitados estavam artigos para prótese dentária, brocas para odontologia, e produtos para obturação dentária. Temos motivo para esse interesse?
“O resultado da participação brasileira foi bastante expressivo. Além das vendas já firmadas, as marcas esperam gerar, nos próximos 12 meses, mais US$ 3,8 milhão em negócios”, comenta Larissa Gomes, gerente de Projetos e Marketing Internacional da ABIMO. Ao todo, os executivos das companhias estiveram em contato com 58 potenciais compradores que circularam pela feira.
A expectativa do time comercial da Maquira, empresa fabricante de produtos para endodontia, ortodontia, cirurgia e estética dental, que participou da feira, era alta, visto que estrategicamente a Rússia mostrava ter um mercado com alto potencial de exploração. Na visão de Daniel Maia, gerente de comércio exterior, estar no evento foi essencial para estreitar o relacionamento com distribuidores já parceiros e abrir novos caminhos comerciais. “Além de nos permitir conhecer o mercado mais a fundo e já consolidar bons negócios, a feira foi uma ótima oportunidade para reforçarmos nosso posicionamento no setor para, em 2025, retornarmos com mais produtos registrados”, declarou o executivo. Além da Maquira, também participaram a Criteria e Makertech Labs.
Durante a Dental-Expo Moscou, as empresas brasileiras tiveram a oportunidade de participar de um coquetel de relacionamento realizado na residência do Embaixador do Brasil na capital russa, Rodrigo Baena Soares. O encontro possibilitou interações importantes com distribuidores locais e parceiros estratégicos, como instituições de câmbio e empresas de logística.
Na abertura do pavilhão na feira, além dos executivos das marcas participantes e dos representantes da ABIMO, também estiveram presentes Almir Américo, chefe de Operações da ApexBrasil em Moscou, e Maurício Bernardes, ministro-conselheiro da Embaixada do Brasil.