Conecte-se conosco

Sem categoria

Imersão Executivos da Saúde 2024: Networking e Experiência Exclusiva no Maior Hospital da América Latina

Publicado

em

Em 7 de novembro, o cenário da saúde brasileira viverá um dos eventos mais exclusivos e impactantes do setor: a Imersão Executivos da Saúde 2024. O evento reunirá, em um espaço dedicado ao aprendizado e à troca de experiências, alguns dos principais executivos, diretores médicos e administrativos do país, no Hospital das Clínicas – INRAD, em São Paulo, o maior hospital da América Latina.

Essa edição da Imersão foi planejada para oferecer um ambiente intimista, pensado para criar uma rede de networking de alto nível, facilitando a interação entre os participantes e permitindo uma verdadeira imersão nos desafios e soluções da saúde pública e privada. Com uma programação que inclui discussões interativas e um podcast, produzido diretamente no evento, os participantes terão acesso a conteúdos ricos e atualizados.

Networking e Experiência Prática com Palestrantes e Especialistas

O evento trará uma seleção de temas estratégicos para o setor, com debates e sessões que promovem uma análise aprofundada das políticas e práticas de gestão tanto na saúde pública quanto privada. Entre os palestrantes, estão figuras renomadas da gestão hospitalar e líderes que têm inovado e transformado o mercado da saúde.

A Imersão Líderes da Saúde 2024 promete ser um marco no setor, proporcionando um espaço único de aprendizagem e troca de insights entre os executivos mais influentes da área.

Everton Ricardo

Idealizado por Everton Ricardo Arraes, Sócio-Diretor Executivo, esse encontro foi cuidadosamente planejado para proporcionar uma experiência única, com foco em aprendizado prático e networking estratégico entre os principais executivos da saúde.

Vamos reunir, no Hospital das Clínicas – INRAD, um seleto grupo de 90 diretores e 20 chefes de equipe, em um dos eventos mais exclusivos e impactantes do setor.

Dr. Clayton de Paula na Imersão Executivos da Saúde: Estruturando uma Experiência Exclusiva de Networking

O Sócio-Diretor Executivo Técnico, Dr. Clayton de Paula, tem a honra de estruturar a Imersão Líderes da Saúde e ser o porta-voz da plenária, marcando presença ao lado de um grupo seleto de líderes do setor. Este evento representa uma oportunidade única para interação entre os maiores executivos da saúde, permitindo discussões profundas sobre as práticas e desafios do setor.

Para o próximo ano, Dr. Clayton e seu sócio já estão se empenhando na criação de uma mega imersão de 300 diretores administrativos e médicos, visando expandir ainda mais a rede de relacionamentos entre os participantes. A meta é proporcionar uma experiência transformadora e fortalecer o networking, ampliando o impacto deste evento exclusivo para todos os envolvidos.

Devido ao número limitado de vagas, realizamos um sorteio imparcial para selecionar os participantes do evento. No próximo ano, planejamos expandir e desenvolver um projeto que permita a participação de todos os diretores e chefes de equipe, não apenas do Grupo CMSS Coordenação de Médicos, mas também de outros coordenadores interessados em fazer parte desse encontro exclusivo

Abaixo está o cronograma do evento, detalhando todas as atividades programadas para o dia.

No dia, ocorrerá a gravação de um podcast com grandes nomes da área da saúde, como Marcelo Queiroga. Abaixo segue a programação com os nomes dos participantes.

Continue Lendo
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem categoria

Estudo indica melhor horário para malhar e perder peso; especialista afirma que ciclo circadiano importa mais

Publicado

em

Pesquisa acompanhou mais de 5,2 mil pessoas para determinar quais grupos se sairiam melhor praticando atividade física em diferentes momentos do dia

Não basta se exercitar, é preciso fazer isso acompanhado de uma dieta equilibrada, horas adequadas de sono e, é claro, acompanhamento profissional. A receita ideal para perder peso é uma equação complexa que depende de muitos fatores para dar os resultados desejados e, agora, uma pesquisa aponta que há, ainda, um fator a mais que precisa entrar nessa conta: o horário em que a atividade física é realizada.

Publicado na revista “The Obesity Society’s” em setembro deste ano, o estudo se debruçou sobre dados coletados nos ciclos de 2003-2004 e 2005-2006 da National Health and Nutrition Examination Survey, conduzida pelos Centers for Disease Control and Prevention (CDC), no Reino Unido. Analisando mais de 5,2 mil pessoas, os pesquisadores dividiram os participantes em três grupos: aqueles que se exercitavam pela manhã, no meio do dia e à noite. Os resultados indicam que, para quem quer perder peso, a melhor estratégia é malhar entre as 7h e as 9h da manhã. De acordo com os dados, o grupo que se exercitou durante 150 minutos com intensidade moderada a alta nesse horário do dia registrou menor índice de massa corporal (IMC), que é um indicador importante para acompanhar processos de ganho e perda de peso.

Mas atenção: embora não haja nenhuma contraindicação para se exercitar cedinho, é importante lembrar que não existem milagres e esse é apenas um resultado em um universo de pesquisas a respeito da perda de peso e da prática física, como lembra o coordenador técnico da UPX Sports e coordenador do curso de Educação Física da Universidade Positivo (UP), Zair Cândido. “Para começo de conversa, as pessoas analisadas por esse levantamento que tinham o costume de se exercitar de manhã também alegaram uma menor ingestão de calorias proporcionais a seu peso que aquelas que se exercitavam em outros momentos do dia. Então, mais uma vez, o resultado é a soma de vários fatores e não algum tipo de mágica matutina”, ressalta. Também é importante ter em mente que outros estudos, desenvolvidos em outras partes do mundo, já apontaram exatamente o contrário: que os exercícios vespertinos é que ajudam no emagrecimento.

De acordo com o especialista, esse é mesmo um assunto muito controverso. “Hoje temos estudos que mostram que a regulação da melhor hora do dia para fazer exercício está relacionada ao ciclo circadiano, que é composto por uma série de fatores de atividade hormonal e proteica e está condicionado ao cronotipo genético do gene clock. É claro que podemos fazer atividade a qualquer hora, mas é difícil cravar que de manhã seja a melhor opção porque isso não pode ser verdadeiro para muitas pessoas.” O ciclo circadiano, também conhecido como relógio biológico, é o responsável por regular as atividades do organismo dentro do período de dia e noite, ou seja, aproximadamente 24 horas. Coordenado pelo cérebro, o ciclo circadiano permite que o corpo distinga o dia da noite e, com isso, realize todas as atividades para as quais foi programado. “Você até consegue ter adaptações em um período do dia, até determinado limite, mas a verdade é que cada um tem um melhor horário do dia para se exercitar, se alimentar, se expor à luz solar e etc. Isso é genético.”

Para se exercitar pela manhã

Embora não seja um resultado definitivo, praticar atividades em qualquer horário é sempre positivo. Malhar nesse horário é uma boa forma de “acordar” o corpo para a rotina que vem a seguir. “Praticar atividade física libera uma série de substâncias no organismo que ajudam a melhorar a disposição e trazem sensação de bem-estar. Isso é muito positivo para começar o dia porque ativa regiões do cérebro que são muito úteis para que consigamos desenvolver com mais motivação as tarefas do cotidiano”, lembra o especialista. Para quem está pensando em adotar esse bom hábito, ele destaca algumas dicas.

“Quem quer começar a se exercitar precisa, inicialmente, fazer uma avaliação com um educador físico e, se possível, também com um médico. Isso vai garantir que você não desrespeite os limites do seu corpo e, com isso, coloque sua saúde em risco”, aconselha. Depois, é fundamental que, antes de se jogar nos exercícios, o praticante faça uma boa rotina de alongamentos e aquecimento. “Assim, o corpo ficará alerta para o que vem a seguir e responde melhor aos movimentos, por mais intensos que eles sejam. Essa também é uma dica importante para evitar lesões desnecessárias como estiramentos musculares.” Por fim, ter o acompanhamento de um profissional de Educação Física contribui para que o praticante acerte detalhes como posicionamento corporal e, desse modo, tenha uma atividade mais segura. “Exercícios, assim como qualquer outra atividade corporal, exigem conhecimento dos ossos, grupos musculares, articulações e outras partes do corpo. Somente os profissionais de Educação Física estão preparados para lidar com as muitas variáveis envolvidas no assunto.”

Continue Lendo

Sem categoria

Parceria entre Hapvida NotreDame Intermédica e universidade em Israel investiga a causa do Alzheimer

Publicado

em

Estudo inovador vai analisar fatores genéticos e fenotípicos de 13 mil pacientes da empresa

Uma parceria internacional entre a Hapvida NotreDame Intermédica e a Universidade Bar Ilan, em Israel, vai possibilitar um projeto de pesquisa inovador focado em fatores genéticos e fenotípicos que podem estar relacionados à causa da doença de Alzheimer.

A equipe do Paul Feder Laboratory for Alzheimer’s Disease Research da Universidade Bar Ilan, liderada pelo professor Eitan Okun, vai investigar os mecanismos maternos que podem contribuir para o desenvolvimento da condição, identificando marcadores genéticos e padrões fenotípicos que indiquem as causas da doença. Os resultados do estudo podem, ainda, ajudar na criação de estratégias preventivas ou terapêuticas.

De acordo com o Prof. Okun, “a colaboração entre o Paul Feder Laboratory for Alzheimer’s Disease Research e a Hapvida é uma oportunidade única para desvendar as causas subjacentes de doenças maternas que não podem ser descobertas de outra forma. Espera-se que isso beneficie diretamente a saúde das mulheres no Brasil e no mundo”.

Okun e sua equipe especializada em doenças neurodegenerativas vão utilizar informações de 13 mil pacientes atendidos pela empresa para conduzir a pesquisa.

“Essa aliança fortalece a capacidade de inovação da Hapvida, ampliando o alcance de suas pesquisas em saúde populacional e posicionando a empresa na vanguarda da pesquisa médica global”, afirma o gerente médico nacional de pesquisa da empresa, Rodrigo Sardenberg, que destaca que a experiência da equipe de pesquisadores de Israel é um diferencial fundamental para o sucesso da pesquisa. “Isso permite uma abordagem abrangente que integra avanços em neurociência, genética e epidemiologia”, avalia.

Contextualizando

O Alzheimer corresponde de 60% a 70% de todos os casos de demência no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). A instituição aponta ainda que, até 2050, a doença deve afetar até 139 milhões de pessoas.

Em 2020, um estudo publicado na revista acadêmica “Neurology”, da Academia Americana de Neurologia, mostrou que mulheres de meia-idade têm mais chances de apresentar a doença. Já em junho, outra pesquisa conduzida por pesquisadores do Massachusetts General Brigham e das Universidades Vanderbilt e de Stanford, também dos Estados Unidos, indicou que ter uma mãe com Alzheimer pode aumentar o risco de desenvolvimento da doença.

Créditos: Luciana Menezes

Continue Lendo

Sem categoria

Segundo o IBGE, cerca de 4,6 milhões de pessoas vivem com de deficiência auditiva

Publicado

em

Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez reforça importância de prevenção e cuidados no ambiente de trabalho

São Paulo é um dos estados com maior concentração de pessoas surdas no Brasil, de acordo com o IBGE, cerca de 4,6 milhões de pessoas vivem com algum grau de deficiência auditiva. No Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez, celebrado em 10 de novembro, reforçamos a relevância da conscientização sobre a saúde auditiva, especialmente em ambientes de trabalho onde os profissionais podem ser expostos ao risco de perda auditiva ocupacional.

A surdez ocupacional acontece por conta da exposição prolongada a níveis elevados de barulho no ambiente de trabalho, é um problema que pode ser evitado com a prevenção adequada, como o uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e a realização de exames médicos periódicos. Por meio de programas, como o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), as empresas podem monitorar a saúde auditiva dos colaboradores e implementar ações preventivas.

Rodrigo Soravassi, engenheiro de segurança do trabalho da Trabt, destaca a importância do PCMSO na prevenção das doenças ocupacionais relacionadas à surdez. “As Normas Regulamentadoras (NR) exigem que as empresas realizem o Gerenciamento dos Riscos Ocupacionais (GRO) e o PCMSO é uma das ferramentas mais importantes para proteger a saúde dos trabalhadores, especialmente em casos de exposição a ruídos. Quando identificamos no Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) exposições a ruídos, o médico do trabalho deve estabelecer a realização de exames complementares, como a audiometria, e promover ações de conscientização e programas de conservação auditiva”, explica o especialista.

O engenheiro também alerta para a importância do uso dos EPIs. “A exposição contínua à pressão sonora elevada pode resultar em perda auditiva irreversível. Por isso, é essencial que os trabalhadores recebam treinamentos sobre o uso correto dos protetores auditivos, incluindo a maneira adequada de colocá-los, higienizá-los e armazená-los”, explica Soravassi. Ele reforça que a conscientização dos trabalhadores é um passo crucial para garantir que os EPIs sejam eficazes, evitando danos à saúde auditiva.

“Com a crescente prevalência de pessoas com deficiência auditiva no Brasil, é fundamental que empresas, trabalhadores e profissionais da área de saúde ocupacional se unam na promoção de ambientes de trabalho mais seguros, onde a saúde auditiva seja prioridade. A prevenção da surdez, seja no contexto ocupacional ou geral, começa com a educação e o compromisso coletivo com o uso de medidas de proteção adequadas”, finaliza o especialista da Trabt Medicina e Segurança do Trabalho.

Créditos: Fernanda Marques

Continue Lendo

Mais Vistos