Ao lado da gigante da tecnologia, a Sofya mira alcançar mais de 1 milhão de consultas ao mês até o final de 2025 e reduzir em 20% o tempo das consultas via telemedicina
Segundo pesquisa realizada pelo Medscape em 2019, 65% dos profissionais da saúde gastam mais de 10 horas semanais apenas com a burocracia médica. Com foco em reduzir esse tempo, a Sofya, inteligência artificial que automatiza a transcrição e estruturação de dados para eliminar a burocracia no atendimento clínico, acaba de firmar uma parceria estratégica com a Oracle, gigante da área de tecnologia. O objetivo com o acordo é impulsionar o setor de healthcare no Brasil ao simplificar e otimizar a rotina médica.
A startup passa a estar presente dentro do marketplace da parceira, escalando suas soluções com alto poder de processamento e segurança. A iniciativa visa reduzir custos das consultas, além de melhorar a experiência e atuação dos profissionais de saúde. Para isso, as empresas apostam na integração das tecnologias. Basicamente, a plataforma de automação da Sofya, capaz de promover a transcrição e análise em tempo real de dados biomédicos, terá seus dados armazenados e processados diretamente dentro da infraestrutura de inteligência artificial da Oracle Cloud.
De acordo com Marcelo Mearim, CEO da Sofya no Brasil, a mudança oferece uma oportunidade para que hospitais e clínicas automatizem processos administrativos e clínicos, economizando tempo e permitindo que os profissionais concentrem-se exclusivamente no atendimento ao paciente. “A IA da Sofya, combinada com o poder de processamento da Oracle Cloud Infrastructure (OCI), aprimora ainda mais o raciocínio clínico e aumenta a precisão e a velocidade de diagnósticos e tratamentos”, detalha.
A expectativa é de que até um milhão de consultas médicas mensais sejam impactadas pelos recursos dentro de um ano. Em termos de impacto financeiro, projeta-se uma redução de até 20% no tempo despendido nas consultas por telemedicina, minimizando a burocracia médica, além da melhora na qualidade e quantidade dos dados imputados.
“Estamos extremamente animados com a parceria e em apoiar a Sofya nessa jornada para transformar a experiência médica. Com uma solução inovadora, impulsionada pela infraestrutura de alta performance e segurança da Oracle, a Sofya representa um avanço significativo para a área de saúde, ajudando a simplificar a rotina dos profissionais e a melhorar a experiência dos pacientes, contribuindo diretamente para o fortalecimento do sistema de saúde no Brasil e mundo”, afirma Leandro Vieira, vice-presidente para AI & HighTech da Oracle América Latina.
A incorporação da solução da Sofya ao ecossistema da Oracle também representa uma oportunidade de aperfeiçoar o recurso. “A integração permitirá a construção da maior base de conhecimento médico a nível global. Seremos capazes de processar grandes volumes de dados com agilidade, proporcionando recomendações personalizadas e altamente confiáveis, que serão cruciais à evolução da medicina de precisão e o atendimento individualizado”, conclui o CEO da Sofya no Brasil.
Sobre a Sofya
A Sofya é uma solução de inteligência artificial voltada para otimizar consultas médicas, tanto presenciais quanto por telemedicina. A plataforma automatiza a transcrição das consultas, ajudando o médico a estruturar os dados do paciente e acelerar a documentação clínica, integrando-se diretamente com os sistemas de prontuário eletrônico. Isso reduz a carga de trabalho manual dos médicos, melhora a precisão dos dados e aumenta a eficiência do atendimento, proporcionando uma experiência mais fluida para profissionais de saúde e pacientes.