Capital recebeu mais de 265 mil doses e começa imunização pelos grupos prioritários
Por Redação | 27/03/2025
A cidade de São Paulo inicia nesta sexta-feira, 28 de março, a Campanha de Vacinação contra a Influenza 2025, antecipando-se ao calendário nacional, que tem início previsto apenas para o dia 7 de abril. A medida foi anunciada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), e visa proteger a população mais vulnerável à gripe, especialmente em um período de instabilidade climática e circulação de vírus respiratórios.
O município recebeu um primeiro lote com 265.700 doses do imunizante, encaminhadas pelo Ministério da Saúde, e já começa a aplicação em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e AMAs/UBSs Integradas da rede municipal.
Quem pode se vacinar neste primeiro momento?
A campanha terá início com os grupos prioritários, definidos pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI). Estão incluídos:
- Idosos com 60 anos ou mais
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos
- Gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto)
- Pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais
- Povos indígenas e comunidades quilombolas
- Pessoas em situação de rua
- Trabalhadores da saúde e da educação
- Profissionais das forças de segurança e salvamento
- Militares das Forças Armadas
- Pessoas com deficiência permanente
- Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo
- Trabalhadores portuários e dos Correios
- População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional
Proteção tripla
A vacina oferecida na campanha protege contra três tipos de vírus da gripe: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B. De acordo com a SMS, essa composição é atualizada anualmente de acordo com a circulação dos vírus no Hemisfério Sul, com base em orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Prevenção e conscientização
A Secretaria reforça que a vacinação é a forma mais eficaz de prevenir a gripe e suas complicações, especialmente em pessoas com maior risco de agravamento, como idosos, crianças e portadores de comorbidades.
Além da imunização, a pasta orienta a população a manter hábitos preventivos, como higienização frequente das mãos, etiqueta respiratória (cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar) e evitar contato com pessoas com sintomas gripais.
Onde se vacinar?
As vacinas estarão disponíveis de segunda a sexta-feira nas UBSs e AMAs/UBSs Integradas da capital. A recomendação é que os moradores levem documento com foto e, se possível, a caderneta de vacinação para registro.