O Hospital Santa Catarina – Paulista conquistou a segunda recertificação da Joint Commission International (JCI). Considerado como um dos mais rigorosos processos de Acreditação Hospitalar no mundo, o selo JCI é uma chancela às melhores práticas orientadas à qualidade e ao cuidado seguro no atendimento prestado pelas instituições hospitalares aos pacientes. A recertificação é válida por três anos e é a segunda conquistada pela instituição paulistana.
O hospital conquistou o selo pela primeira vez em 2017 e obteve a primeira recertificação em 2020, durante o auge da pandemia de Covid-19, época em que os hospitais enfrentaram o maior desafio sanitário da história recente.
“Ter o nosso esforço reconhecido por uma instituição tão importante como a JCI mostra que temos aqui um time de colaboradores, médicos, entre outros profissionais, engajados e comprometidos em prestar um atendimento humanizado e seguro aos nossos pacientes”, menciona Rogerio Quintela Pirotto, diretor executivo do Hospital Santa Catarina – Paulista.
O hospital recebeu os avaliadores da JCI entre os dias 7 e 11 de agosto. Nesse período, foram analisados diversos fatores, tais como: direitos do paciente e da família; avaliação e atendimento dos pacientes; anestesia e cuidados cirúrgicos; gestão e uso de medicamentos; melhoria da qualidade e segurança do paciente; prevenção e controle de infecções; gestão e segurança das instalações; qualificação e educação de pessoal; gestão de informações.
“Temos a missão de acolher e cuidar do ser humano em todo o ciclo da vida. E, embora este ‘acolher’ pareça ser uma palavra mais relacionada à empatia, também se traduz em um acolhimento seguro, que reduz, ao máximo, situações em que você possa trazer dano para o paciente”, afirma Silvia Andrade, diretora de operações do hospital.
Avaliação completa da admissão à alta
Após a análise feita por meio de “tracers” em prontuários, auditorias in loco e entrevistas com os colaboradores, os avaliadores verificam se o hospital cumpre os requisitos exigidos para garantir a segurança dos pacientes, em todo o processo de atendimento, cirurgia e internação, da admissão à alta. Eles também avaliam o trabalho de educação, treinamento e processos de melhoria contínua conduzidos pelos colaboradores.
“Fazemos com que os processos assistenciais sempre tenham uma sequência lógica, que vise sempre a segurança do paciente no processo assistencial. Entre as melhorias recentes, algo que nos auxiliou muito nessa missão foi a implementação de um software que verifica se a assistência anestésica foi feita dentro do planejado. Isso possibilita mais segurança para o médico, pois ele tem a certeza de que tudo que está registrado será ou já foi feito. Outro ponto de destaque é a alta adesão do nosso corpo clínico aos protocolos assistenciais da Instituição, o que contribui para maior resolutividade e melhor resultado dos desfechos clínicos”, conta a diretora técnica, Christiane Nicoletti.
Cultura de segurança
Outro ponto importante avaliado pela JCI é a gestão de informações, que garante que os registros e informações dos pacientes estão protegidos contra perda, adulteração e acesso não autorizado. Da mesma forma, a preocupação com a segurança também é avaliada no ambiente físico, nas instalações do hospital, para que os ambientes tenham planos de contingência e planejamentos elaborados para reduzir riscos aos pacientes, famílias, colaboradores e visitantes, incluindo inspeção, teste e manutenção de equipamentos.
“Todo este trabalho faz parte do nosso dia a dia. Além da cultura de humanização, intrínseca na nossa história desde a fundação, fortalecemos também a cultura da segurança e do cuidado com o nosso paciente”, pondera Julianna Sandes Soares, gerente de Qualidade do Hospital Santa Catarina – Paulista. “As recomendações feitas pela JCI são guias para vermos o que está bom e o que podemos melhorar na nossa rotina e no nosso trabalho de qualidade. Hoje, todos os colaboradores estão preparados e aptos para trabalhar com humanização e segurança. Da mesma forma, nossa estrutura está preparada para atender de forma segura os nossos pacientes”, afirma.
O diretor executivo do hospital também destaca o fato de que a segunda recertificação é um indicativo claro de que a segurança do paciente cada vez mais é um tema que permeia a cultura e as práticas de gestão da instituição. “O resultado demonstra que o cuidado seguro já está inserido na nossa cultura e se reflete nas práticas de gestão e nas atitudes dos nossos profissionais. Alinhada ao compromisso com a melhoria contínua e ao cuidado praticado com amor e ciência, esta cultura sedimenta a base sobre a qual edificamos nosso trabalho centrado no paciente. Temos um orgulho imenso de nossas equipes e gratidão pelo comprometimento diário com nossa missão e legado”, conclui o executivo.