Atualidades

Contratações de profissionais de saúde continuam crescendo no Brasil

Publicado

on

As contratações de profissionais da saúde no Brasil dispararam no período mais crítico da pandemia e continuam crescendo.

O mercado de trabalho de profissionais de saúde nunca esteve tão aquecido. A enfermeira recém-formada Nathalia Cristina Machado Prado Ramiro é parte desse enredo.

Nathalia Cristina Machado Prado Ramiro: Acho que todo mundo que acaba de se formar fica com aquele receio ‘meu Deus e agora?’ Que é um novo passo, uma nova etapa da nossa vida e teoricamente o emprego não bate na nossa porta.

Jornal Nacional: No seu caso foi muito rápido?

Nathalia: Foi.

Nathalia saiu das simulações com robôs nas aulas de graduação e apenas dois dias depois já entrava para uma equipe de enfermagem.

Hospitais e clínicas crescem com ou sem crise, dizem os economistas. E no cenário atual, os profissionais de saúde tem sido centrais na recuperação de pacientes de Covid-19 e também do mercado de trabalho no Brasil. O setor da saúde é o que mais gera empregos com carteira assinada desde o início da pandemia.

Como era de se esperar, a guerra contra o vírus levou à disparada de contratações para o front da saúde. O período mais crítico de óbitos coincide com o pico de criação de vagas e a queda do número de mortes, com uma desaceleração. A partir de dezembro de 2021, as curvas se descolam e a criação de postos de trabalho ainda é herança da Covid.

O diagnóstico do cardiologista recém-contratado Alexandre Abla é de uma mudança de comportamento. Os pacientes estão mais atentos à própria saúde.

O número de pessoas contratadas subiu em todas as regiões do país, com destaque para o Norte e Nordeste. Hoje, são 2.688.000 milhões profissionais de saúde, o maior número da série histórica do Caged.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Vistos

Sair da versão mobile