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O serviço inovador tem gerado um impacto positivo significativo na gestão do atendimento aos pacientes internados. “Com o uso de tablets, os pacientes podem fazer solicitações diretamente do seu leito sem precisar acionar a equipe de enfermagem ou interromper o fluxo de trabalho. Isso contribui para um atendimento mais ágil e eficiente, otimiza o tempo das equipes e garante que os pacientes tenham mais autonomia no ambiente hospitalar, o que resulta em uma experiência mais satisfatória e confortável”, explica Francileuda Lima Caminha Dias, Diretora Executiva de Operações da Rede Total Care.
Por meio do dispositivo, que funciona de forma intuitiva e é de fácil acesso, o serviço permite que os pacientes façam solicitações diretamente do quarto, como pedidos de alimentação, serviços de limpeza, manutenção e chamadas para a enfermagem e outros itens essenciais, com apenas alguns toques na tela. “Em um cenário onde a tecnologia se alia à humanização do atendimento, essa inovação se destaca como uma solução prática, trazendo benefícios especialmente para os pacientes, que passam ainda mais a participar ativamente do seu próprio cuidado. Além disso, toda a estrutura assistencial se torna mais moderna, ágil e eficiente”, destaca David Matos, Diretor de Inteligência de Negócios.
O Total Pad, como foi batizada a ferramenta, também otimiza a rotina dos profissionais de saúde, pois garante uma gestão mais eficiente de suas demandas, já que elas são registradas e encaminhadas em tempo real à equipe de enfermagem e de suporte. “Dessa forma, os atendimentos são priorizados e garantimos que ocorram de maneira estruturada, reduzindo deslocamentos desnecessários e a continuidade dos serviços prestados”, complementa.
Com os mais altos protocolos de segurança, incluindo proteção de dados dos pacientes e confiabilidade dos registros, o Total Pad já está em operação no Hospital Vitória Anália Franco, em São Paulo, e tem previsão de implementação no Hospital Luz Vila Mariana ainda em abril. A expectativa é expandir a ferramenta para todas as unidades da rede ao longo do ano.
Benefícios
Para os pacientes, a principal vantagem é a facilidade de comunicação com os serviços hospitalares. Ao solicitar o que precisa de forma rápida, eles sentem-se mais independentes e menos dependentes da interação com a equipe hospitalar, o que, além de melhorar o conforto, também reduz a sensação de isolamento.
E para os profissionais de saúde, o Total Pad oferece uma gestão mais eficiente das demandas, permitindo que as solicitações sejam registradas e encaminhadas de forma mais organizada. Isso resulta em um atendimento mais ágil e em maior produtividade para a equipe enfermagem e de suporte, que pode priorizar as ações com base nas solicitações registradas em tempo real.
Primeiros Resultados
Desde a implementação do Total Pad no hospital paulista, já foram registradas mais de 3.500 solicitações atendidas. Pesquisas internas com os pacientes também indicam um impacto positivo, com uma taxa de satisfação de 4,85 – levando em consideração que a nota mínima de avaliação é zero e a máxima é cinco.
Além de melhorar a eficiência operacional, o Total Pad também tem proporcionado uma comunicação mais fluida entre pacientes e equipes de atendimento. A tecnologia facilita a gestão de pedidos e solicitações, permitindo que os hospitais monitorem e atendam a demandas de forma mais assertiva e em tempo real”, conclui David Matos.
Com isso, os hospitais da Rede Total Care conseguem aumentar a qualidade do atendimento, reduzir erros operacionais e melhorar a satisfação dos pacientes, que se beneficiam de um ambiente mais tecnológico e humanizado. Essa inovação também representa um passo importante em direção à modernização do setor hospitalar, alinhando-se às necessidades da era digital, sem perder de vista a importância do cuidado e do bem-estar do paciente.