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Gestão de escalas de trabalho: qual a importância para os pacientes?

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Entenda como a estratégia apoia a gestão de instituições de saúde

Ter o profissional certo na hora certa. Essa é a premissa máxima de qualquer organização de trabalho, e quando falamos na área da saúde, a lógica se faz ainda mais necessária. Afinal, a necessidade aqui não é o lucro, mas a própria vida humana. Se a instituição for desorganizada, as consequências vão a um diagnóstico que atrasa e reduz as chances de cura ou um atendimento que chega quando não há mais tempo.

Nesse contexto, gerir escalas de trabalho com eficiência é mais do que fundamental. Trata-se de uma questão estratégica para as próprias equipes, que uma vez organizadas, não geram furos ou sobrecarga para ninguém. Para a instituição, por sua vez, os resultados são menos gastos com horas extras e passivos trabalhistas, já que as regras estão sendo cumpridas.

Mas o que poucos se lembram é que uma gestão inteligente de escalas é um grande benefício aos pacientes. Eles precisam de profissionais produtivos e descansados, e o melhor desempenho só é possível em uma rotina de trabalho equilibrada.

Casa em ordem
Quando falamos em escalas de trabalho de profissionais de saúde, elas por si só são mais exaustivas. Existem diferentes tipos de acordo com a lei trabalhista, sendo a 12×36 uma das mais comuns em hospitais. Com a necessidade de atendimento 24 horas por dia, sete dias por semana, essas instituições contratam funcionários para trabalhar por 12 horas seguidas.

Mas depois, devido ao desgaste físico de tanto tempo trabalhado – e por vezes durante a madrugada –, segundo a lei, as 36 horas seguintes devem ser de folga. Particularidades como essas parecem simples na teoria, mas quem lida com essas escalas diariamente sabe que há uma série de desafios para colocá-las em prática.

E é para colocar ordem nesse cenário que sistemas de gestão de escalas têm se popularizado. As soluções desenvolvidas pelo Escala atuam justamente nesse sentido, e foi ouvindo as dores de um dos maiores players da saúde, o Hospital Israelita Albert Einstein, que elas foram criadas, no Laboratório de Inovação da própria entidade.

O conceito dos nossos produtos é simples: com armazenamento em nuvem e configurados com as leis (CLT ou da própria empresa), oferecemos uma interface web e um aplicativo móvel para que gestor e colaborador tenham acesso à escala ideal, criada em segundos pelo nosso algoritmo. Lembra do profissional certo na hora certa? É nisso que trabalhamos.

Por meio do aplicativo no celular, o funcionário pode solicitar folgas, trocas de turnos e fazer check-in e check-out nas estações de trabalho. O gestor coordena tudo, e as atualizações são feitas em tempo real. O sistema ainda fornece relatórios e alerta quando alguma lei está sendo descumprida.

Transparência e qualidade aos pacientes

Ao compreender como melhor distribuir os colaboradores dentro dos horários de atendimento e levando em conta os períodos de alta e baixa demanda, é possível potencializar a performance das equipes. A organização dos processos de trabalho interfere diretamente numa melhor qualidade de atendimento e também na reputação das instituições de saúde.

O problema é que ainda existem inúmeras entidades que enfrentam problemas básicos de organização. Esse fator atrapalha a qualidade dos serviços ofertados, e os pacientes são os mais prejudicados.

Por maiores que sejam os desafios na saúde, especialmente ao atravessar uma pandemia sem precedentes, é fundamental olhar para novas soluções. A inovação digital está muito mais acessível e todos podem sair ganhando ao contar com tecnologias que armazenam e processam dados com precisão.

Dados, inclusive, que os próprios pacientes geram, porque mais do que usuários dos serviços de saúde, são eles que avaliam a sua instituição. E quando esses índices não vão bem, é sinal de que os processos internos vão piores ainda. Que tal começar a lição de casa? Nós podemos ajudar!

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