Atualidades

Asap lança certificação em Gestão de Saúde Populacional

Publicado

on

Nos últimos anos tem se falado muito sobre saúde, um bom gerenciamento da saúde de um determinado grupo pode fazer muita diferença. O envelhecimento da população, as mudanças epidemiológicas e a complexidade do cenário da Saúde Suplementar no Brasil, não deixam dúvida que investir em ações de Gestão de Saúde Populacional – GSP, são fundamentais para viabilizar o envelhecimento ativo da população e a sustentabilidade econômica do setor. Alexia Mandolesi Costa, Diretora Técnico- Cientifica do Grupo IBES, explica que, “a gestão da saúde e do bem-estar populacional é importante porque aumenta a qualidade de vida e a moral dos funcionários. Mas o que poucos sabem é que também pode resultar em maiores lucros para a organização. Isso porque, grande parte dos planos de saúde são projetados para tratar as pessoas no caso de ficarem doentes, de forma que o gasto de recursos financeiros em medicina preventiva e controle de doenças economiza mais a longo prazo”, afirma Alexia.

Diante desse cenário surgiu a Aliança para a Saúde Populacional – Asap, com o objetivo de disseminar conhecimentos, compartilhar boas práticas e engajar empresas, prestadores de serviços e operadoras de saúde, ao redor da causa – GSP, foco de sua atuação. A entidade, sem fins lucrativos, lança agora dois manuais de certificação: Manual de Certificação de Programas de Gestão de Saúde Populacional para Prestadores de Serviços e o Manual de Certificação Gestão de Saúde Populacional Corporativa. Segundo o presidente da Asap, Cláudio Tafla, a Aliança faz destes manuais um marco estratégico. “Oferecendo um roteiro para a criação de uma GSP mais eficiente para o futuro, e reforçando seu compromisso em disseminar o conceito de GSP de forma a influenciar e maximizar o impacto na saúde e na sustentabilidade deste sistema”, explica o presidente da Asap.

Tafla afirma, ainda, que programas de GSP, presentes em modelos praticados nos últimos anos, mostram que o investimento nessa área, leva à melhoria na qualidade de vida, na saúde da população assistida, no aumento na produtividade e consequentemente nos resultados das empresas. Se considerarmos os gastos com perda de produtividade resultantes do absenteísmo e presenteísmo, esses investimentos ficam ainda mais relevantes.

A Certificação é um reconhecimento público do cumprimento dos padrões exigidos por uma organização. O objetivo do Manual de Certificação para Prestadores de Serviço é preconizar os padrões e requisitos para a avaliação das iniciativas (planejamento, execução e resultados) dos programas de promoção de saúde e prevenção de agravos de doenças, com foco na qualificação dos prestadores para programas estruturados em GSP. Ele traz assuntos como: Definição do Programa de Gestão de Saúde Populacional (GSP), Estratificação do risco e avaliação da saúde dos participantes do programa, Monitoramento do Programa de Gestão de Saúde Populacional (GSP), Estratégias de Inclusão-Engajamento e Incentivos-Recompensas, Modalidades de Comunicação, Tipos de Intervenção dos Programas de Gestão de Saúde Padrões e Requisitos, Gestão de Doenças Crônicas, Programa de Gestão de Bem-estar (Wellness) – Promoção de Saúde e Qualidade de Vida, Programa de Monitoramento da Adesão à Medicação Resultados do programa, Metas de Avaliação, Medidas Operacionais e Resultados do Programa de Gestão de Saúde Populacional (GSP) e Requisitos de Excelência.

Já o Manual de Certificação para Saúde Corporativa tem como objetivo avaliar o gerenciamento das iniciativas (planejamento, execução e resultados) de programas de promoção de saúde sob a perspectiva da Gestão de Saúde Populacional Corporativa, ou seja, implementada por estabelecimentos ou empresas junto à sua população de trabalhadores. Uma abordagem coordenada para os programas de Gestão de Saúde Populacional no local de trabalho resulta em um conjunto planejado, organizado e abrangente de ações, políticas, benefícios e apoios ambientais, projetados para atender às necessidades de saúde e segurança de todos os funcionários”, ressalta o presidente da Asap.

Este manual trata dos seguintes assuntos: Estrutura Organizacional, Planejamento e Implantação do Programa de GSP, Gerenciamento do Programa de GSP, Programa de Gestão do Bem-Estar (Wellness), Programa de Saúde Ocupacional, Programa de Gestão de Saúde Mental, Teletrabalho – Trabalho em Ambiente Remoto e Requisitos de excelência.

Especialistas reforçam que uma boa gestão de saúde dentro de uma empresa faz com que todos ganhem. “Gestão da saúde populacional gera a conscientização, por parte dos empregadores, de que a saúde e o bem-estar dos funcionários estão relacionados à produtividade, além de demonstrar que a organização se preocupa com a saúde deles. Desta forma, as empresas podem alocar recursos no monitoramento da saúde das pessoas, criando benefícios mais adequados, identificando fragilidades para a implementação de melhorias, bem como priorizando ações preventivas e de gestão de doenças. Certificar o programa de gestão da saúde populacional é um passo importante para a empresa que quer mostrar, ao mercado e aos seus funcionários, que seus recursos estão alocados no que mais importa: a saúde e o bem-estar de suas pessoas”, encerra Alexia Mandolesi Costa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Vistos

Sair da versão mobile