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Fábio Mattoso, CEO da Tuinda Care: “Com modelos de assinatura, dispositivos médicos não ficariam obsoletos no SUS”

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Tuinda é distribuidora do TytoCare, dispositivo portátil que realiza 8 exames à distância e armazena os resultados em nuvem. Empresa atua em São Caetano do Sul e participa de outras 12 licitações para implementar dispositivo no SUS

Os dispositivos médicos têm potencial para revolucionar cada vez mais a saúde. Com o avanço da tecnologia, a inteligência artificial e a interoperabilidade de dados podem modificar a rapidez, a assertividade em diagnósticos e a forma como profissionais de saúde atuam. Parte dessas tecnologias pode, inclusive, ampliar o acesso da população à saúde. É de olho nesse cenário que a Tuinda Care vem atuando. A empresa é distribuidora exclusiva no Brasil do TytoCare, um dispositivo portátil que realiza 8 exames à distância e armazena os resultados em sua plataforma. Em entrevista ao Futuro da Saúde, o CEO Fabio Mattoso falou sobre os planos da empresa, entrada no SUS e como o modelo de negócio de assinatura poderia contribuir para que equipamentos de saúde não se tornassem obsoletos no SUS.

A healthtech vem buscando aumentar o número de clientes, com o apoio de investidores como o Sabará Hospital Infantil e o Hospital Pequeno Príncipe. Desde janeiro de 2023, a Tuinda realiza atendimentos em São Caetano do Sul, cidade próxima a capital paulista, em uma parceria com a prefeitura. Mais de 11 mil teleconsultas utilizaram a tecnologia e, de acordo com o CEO, foram essenciais para zerar a fila de cardiologia no município.

À frente da empresa, Mattoso quer ampliar o uso do dispositivo no SUS e aponta que a empresa está participando de 12 licitações públicas, mas que ainda não podem ser divulgadas por questões jurídicas. Com experiência no setor, ele foi líder executivo do Watson, tecnologia da IBM que era o “ChatGPT” do tratamento oncológico muito antes do boom da inteligência artificial, além de passagens por GE e Philips.  

Veja abaixo os principais trechos da entrevista:

Hoje, qual a inserção da Tuinda no SUS?

Fabio Mattoso – Neste momento de calamidade pública no Rio Grande do Sul, fornecemos equipamentos a vários municípios, mas isso é pontual. Além de São Caetano, temos outras iniciativas com o SUS, mas elas não são públicas ainda, estão em um momento de licitação, em aprovação pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Estamos participando de 12 licitações diretamente. Isso é muito expressivo. Existe um tempo regulamentar, alguém pode tentar impugnar a licitação, é um instrumento legal e temos que respeitar.

São Paulo está à frente dessa discussão?

Fabio Mattoso – O Estado de São Paulo é onde estamos mais ativos em licitações hoje. Ele está muito maduro em telemedicina. Comparando com outros estados, estamos falando de universos completamente diferentes. A região Centro-Oeste está em uma tendência muito forte, mas em outras regiões não vemos grandes movimentos. Apesar de a telemedicina ser recém-regulamentada, ainda depende muito de um bem querer das pessoas. Alguém que quer fazer isso nascer. A tecnologia está consolidada, mas quando chega um ator disruptivo, se os envolvidos não estiverem com os bons olhos para inserir a telemedicina, não vai para frente.

Como é a parceria com o Hospital Pequeno Príncipe?

Fabio Mattoso – O Hospital Pequeno Príncipe é um dos nossos investidores, através da Associação Eunice Weaver. Cerca de 40% do atendimento é prestado ao SUS, o que o torna um hospital deficitário em lucro, mas que recupera isso através de doações em geral ou de imposto de renda. É totalmente publicizado a maneira como ele trabalha, com seriedade e transparência. O Hospital atende municípios específicos no Paraná utilizando Tyto. Paranaguá e a comunidade indígena de Kakané Porã, por exemplo. O Pequeno Príncipe faz um trabalho belíssimo de atendimento ao SUS, seja para telessaúde, para doenças de alta complexidade, patologias congênitas, pacientes oncológicos ou cirurgias críticas em neonatos. Eles já tratam igual o paciente da saúde suplementar e do SUS. São atendidos na mesma sala, pelo mesmo médico e com hotelaria igual, o que é difícil de ver. Profissionais de saúde nunca viram isso antes. É normal as Santas Casas atenderem ambos sistemas, mas a saúde suplementar na entrada principal e o SUS pela porta da rua lateral. O Pequeno Príncipe atende todo mundo igual, e na alta complexidade. Além de contar com faculdade, centro de pesquisas, centro genômico, unidade oncológica e de transplante. Fico muito orgulhoso de saber que um dos nossos investidores faz um trabalho tão bonito quanto esse.

E além do SUS?

Fabio Mattoso – Fora isso, estamos atendendo o sistema carcerário, que era uma grande dor. A dificuldade do médico lá é ter a colaboração do paciente e também a ajuda de outros colegas dele para o tratamento ou acompanhamento. O médico ficar em uma entidade distante do preso não é o que realmente ajuda. Estar inserido dentro do contexto também é prejudicial, tanto para o médico – porque coloca em risco –, quanto para a população prisional. Muitas vezes instrumentos de telemedicina são importantes como ferramentas para aproximação de extremos, quando você não tem médico, especialista ou subespecialistas para população ou através de interconsultas.

No SUS, a entrada da Tuinda é feita através de parcerias com empresas de telemedicina ou sozinha, em contratos diretos com as próprias prefeituras?

Fabio Mattoso – Em alguns casos, entramos em parceria porque é uma solução mais completa, não queremos colocar só o device. O device sozinho vira um peso de papel, como um estetoscópio normal. Quando entramos prestando serviços médicos ou com uma empresa de telemedicina/telessaúde, às vezes precisa ter todo um aparato para atendimento remoto, mas ao mesmo tempo precisa ter funcionários físicos. Nesse ambiente híbrido a gente não opera, porque aumenta muito a complexidade e esforço, é mais fácil a gente entrar em associação. É muito transparente.

Na sua visão, quais os maiores desafios do SUS?

Fabio Mattoso – Há vários desafios. O primeiro deles, independente se na esfera federal, estadual ou municipal, é que não falta profissionais em um âmbito global, o que falta é uma distribuição demográfica para isso. Faltam especialistas. Quando você busca atendimento médico, você espera alguém que te dê um norte, uma luz. Não obrigatoriamente essa pessoa vai resolver seu problema, mas que pelo menos consiga te encaminhar para o especialista correto. Esse é o segundo ponto de dor do SUS. A gente não tem especialistas para cobrir tudo. Em São Caetano do Sul trabalhamos em grupos específicos, com linhas de cuidado, para cardiologia e dermatologia. A falta de dermatologistas no país é um ponto importante. Um dos cânceres que mais mata é o melanoma, por falta de diagnóstico. Então, um médico com formação generalista ao utilizar o TytoCare como um instrumento de triagem, consegue dizer que a lesão é suspeita e encaminha para um especialista. Em cardiologia atendemos grupos específicos de pessoas com doenças crônicas que precisam de atendimento e não será através de uma Unidade Básica de Saúde. Precisa de um atendimento com um médico acostumado a tratar doenças crônicas e orientar a buscar uma farmácia com tratamentos adequados.

Qual a contribuição do dispositivo para trazer mais resolutividade na telessaúde?

Fabio Mattoso – Em São Caetano zerou a fila de atendimentos para pacientes cardiológicos, por exemplo. Quando falamos que zerou uma fila é muito tocante. A cardiologia tem um peso muito grande, potencializado por patologias prévias como diabetes e hipertensão. Tinha uma lista de espera que foi zerada, é um sinal de orgulho para a gente, e simplesmente porque conectamos um médico especialistas com um médico generalista na ponta. O TytoCare é um estetoscópio também, tem uma ausculta pulmonar, cardíaca e carótida perfeita, comparado a um Littmann digital. A própria FDA diz isso: comparado ao melhor estetoscópio do mundo para pequenas alterações cardíacas, que poderiam passar despercebidos pela utilização de um estetoscópio convencional. Para um leigo é tudo a mesma coisa, pode achar que é preciosismo. Mas se você usa no dia a dia um fone de ouvido ruim, vai ouvir a essência da coisa, mas vai perder detalhes. Na saúde, vai comprometer o diagnóstico. A acurácia depende de qualidade. Além disso, mede função cardíaca. Todas essas informações médicas são armazenadas em cloud, tem o efeito comparativo que não existe hoje, já que depende da memória do médico, que depois de 10 pacientes já esqueceu. Além disso, está gravado. Há dúvidas? Escuta novamente ou faz uma teleinterconsulta com um especialista para ver os detalhes.

Qual a principal barreira para atuar no SUS?

Fabio Mattoso – Vejo resistência dos profissionais de saúde. É muito mais simples andar com um estetoscópio no pescoço, auscultar e mandar o paciente embora. Com o dispositivo vai gastar alguns segundos a mais, mas as informações vão estar salvas para sempre. Existe essa resistência, assim como existe para diabetes, por exemplo. O resultado da glicemia no dispositivo dá um resultado, se ninguém transcrever para um prontuário, a informação está perdida. Gestores não têm resistência. Quando ele olha, observa se é um instrumento de custo, que vai trazer uma economia ou qualidade na melhora de atendimento. Cada um pensa na sua realidade naquele momento, o que é legítimo. Avalia-se caso a caso. Na saúde suplementar, temos clientes operadoras que veem o Tyto como uma ferramenta de saving. Se mando um dispositivo para a casa de um paciente que tem uma patologia específica e remotamente consegue atender esse paciente, ele não precisa ir a unidade. A vaga do pronto-socorro fica livre para outro paciente, reduzindo inclusive, o pedido de exames desnecessários. Existe uma resistência sim, mas é muito mais pelo lado humano do que pelo lado de gestão. 

Vocês atuam através do modelo de assinatura. Os acordos com prefeituras ou estados seguem o mesmo modelo?

Fabio Mattoso – Estamos trabalhando com todos os clientes com esse modelo de assinatura porque achamos melhor. A desvantagem para nós é entrar menos dinheiro de capex, o retorno é mais a longo prazo. Mas é prazeroso saber que esse modelo propicia que mais pessoas tenham acesso a tecnologia. E aí, como gestor, vou ganhar de qualquer jeito, mas vou ganhar um pouco mais pra frente porque não vai ser um modelo transacional. Temos algumas licitações que querem fazer a compra transacional, onde ganharíamos mais dinheiro, mas entramos em um problema de manutenção da solução. Não é caro o suficiente para vender um suporte, é mais fácil trocar o equipamento se acontecer alguma coisa. O modelo de assinatura é mais vantajoso para todo mundo. Porém, existe um hábito dos modelos de licitação que tratam dispositivos médicos igual insumos. Um vidro de constaste radiológico não pode ser tratado como um equipamento de tomografia computadoriza. Mas é. Quantos lugares tem um mamógrafo, mas está parado há tanto tempo porque não tem peças, porque não tinha um contrato de manutenção? Se tivesse um modelo de assinatura ou um modelo de subscrição, o ativo não fica da União. A responsabilidade é do fabricante em fazer a manutenção. Não tem que lidar com a obsolescência de hardware, software ou uma solução. O modelo é respeitosamente viciado a tratar tudo da mesma maneira, e não posso tratar uma solução de tecnologia como se fosse uma caixa de filme de raio-x.

Como a política do Governo para ampliar a saúde digital pode ser uma oportunidade para a Tuinda?

Fabio Mattoso – Vejo uma oportunidade de negócios gigantesca. Está sendo conduzido pela Ana Estela Haddad de um modo primoroso, dentro de todas as dificuldades que tem de regulamentação ou como lida com dados médicos. Mas não é para amanhã. Tudo tem que ter um começo. Demora para sair, mas quando sair, a inércia vai levando. Uma vez que documenta todo o histórico médico do paciente, começa a ter ferramentas de gestão na sua mão que te ajudam não somente na gestão do indivíduo e suas patologias, mas na gestão municipal, estadual ou federal de como o recurso está sendo utilizado. Por isso vejo com excelentes olhos. Não é um programa tapa buraco, que se mudar o governo ele irá mudar. Não tem mais volta. Está sendo muito bem conduzido, mas não é uma coisa que vai acontecer do dia para a noite justamente pelo peso que ele carrega, de seriedade, regulamentação e legislação envolvidas.

E vocês têm capacidade para atender a demanda de todo o país ou há uma limitação na produção da TytoCare?

Fabio Mattoso – A Tuinda é acelerada por duas grandes instituições, o Hospital Pequeno Príncipe e o Hospital Infantil Sabará. Houve um investimento financeiro agressivo justamente para termos um estoque muito sólido. Diferente de outras empresas, que vendem primeiro, correm atrás do dinheiro para fazer, tiramos as licenças de Anvisa, Inmetro e Anatel, construímos a empresa e a partir daí fomos para mercado. Estamos 100% confortáveis com a nossa capacidade atual e com a capacidade de investimentos dos acionistas. Infelizmente, essas limitações atingem o grosso das startups, que tem um grande ideia e vendem para virar um unicórnio ou dependem do dinheiro alheio. A Tuinda tem que ser auditada por duas das big four [empresas de auditoria multinacionais] e faz impairment tests todos os anos. Temos um nível de governança e compliance muito alto, justamente pela capacidade de investimentos dos nossos investidores.

Como você vê a Tuinda nos próximos anos?

Fabio Mattoso – Tenho certeza que estaremos mais consolidados no setor privado, porque tem uma capacidade e velocidade mais rápida para gerar negócios, mas gostaríamos de estar envolvidos no SUS, porque é onde a gente mais precisa de atendimento médico – e não é por falta de médicos. Hoje, temos 575 mil médicos, em pouco tempo vão existir 1 milhão de médicos. Não vai faltar. Mas ao mesmo tempo, vemos notícias de que quase 800 mil pessoas no Rio de Janeiro vão se beneficiar com a chegada de profissionais do Mais Médicos. Estamos falando de 200 médicos. Pegamos um estado do tamanho do Rio de Janeiro e estamos falando que virou um super anúncio colocar 200 médicos a mais lá, sendo que médicos não faltam. Faltam especialistas. O que me incomoda muito é a distribuição demográfica e o acesso. Estamos falando de um país do tamanho do Brasil que só tem 2.500 oncologistas. Gostaria de ver a Tuinda distribuindo mais acesso, estar mais no SUS ajudando como ferramenta de diagnóstico, tratamento e evitando agravos de patologias.

Créditos: https://futurodasaude.com.br/fabio-mattoso-tuinda-care/?trk=organization_guest_main-feed-card_feed-article-content

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Inca e sociedades médicas divergem quanto rastreamento do câncer de pulmão

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Em debate na Comissão Especial sobre Combate ao Câncer, na Câmara dos Deputados, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) e a Aliança contra o Câncer do Pulmão, formada por seis sociedades médicas, divergiram quanto à ênfase no rastreamento entre as estratégias de enfrentamento à doença. Atualmente, o câncer de pulmão é o terceiro mais incidente entre os homens e o quarto entre as mulheres. São cerca de 32 mil novos casos por ano no Brasil e 1,7 milhão no mundo. Cerca de 90% dos casos estão associados ao fumo e os sintomas começam a aparecer em estágio avançado da doença, geralmente acima dos 50 anos de idade.

Por esses motivos, o diretor-geral do Inca, Roberto de Almeida Gil, fez defesa enfática das campanhas de controle do tabagismo e de diagnóstico precoce como “única forma de lidar com aumento dos casos em decorrência do envelhecimento da população”. Ele ressaltou que as políticas públicas de prevenção reduziram a incidência da doença de 35% para 12%, acompanhada de queda na mortalidade sobretudo entre os homens, desde 2005.

Segundo Gil, o rastreamento possui potenciais benefícios e riscos para o paciente. Também há preocupação com índice de resultados falso-positivos em pacientes com tuberculose e outras doenças.  “A gente tem que ter muito cuidado, porque a nossa rede de atenção hoje ainda não está preparada nem para lidar com a doença avançada. A gente tem muitos gargalos. Que um programa de rastreamento não venha estrangular todo um sistema que hoje já está muito estressado”.

Já o presidente de honra da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), Carlos Gil Ferreira, admitiu a relevância das campanhas de conscientização, mas disse que as estratégias de rastreamento são “janela de oportunidade para o enfrentamento da doença”.

Tomografias

O diretor científico da Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica (SBCT), Daniel Bonomi, lembrou que as práticas antigas de raio-x e exame de escarro foram substituídas por tomografia computadorizada de baixa dose (TCBD), com resultados positivos para diagnóstico e tratamento.

“O mundo tecnológico avançou demais, com investimento e tomografia de baixa dosagem. A pandemia mostrou que a gente tem tomografia suficiente. Basta mudar a dosagem. É simples. E o rastreamento é o começo de uma melhora na medicina respiratória”.

Representantes da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) e do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) citaram evidências científicas de que o rastreamento “antecipa diagnóstico e reduz a mortalidade”.

As Sociedades Brasileiras de Patologia (SBP) e de Radioterapia (SBRT) também integram a Aliança contra o Câncer de Pulmão, com apoio da Associação Médica Brasileira (AMB).

Projetos

Organizadora do debate, a deputada Flávia Morais (PDT-GO) já é autora do Projeto de Lei 2158/24, que restringe a comercialização de cigarro eletrônico. Ela acaba de oficializar o Projeto Lei 2550/24, com normas para o rastreamento da doença.

“Esse projeto vai estabelecer as diretrizes de rastreamento e diagnóstico precoce do câncer de pulmão. Hoje nós já temos as leis que tratam desse assunto sobre outros tipos de câncer, como mama e próstata”.

Durante a audiência, médicos apresentaram experiências bem-sucedidas de rastreamento de câncer de pulmão em hospitais de São Paulo e do Rio Grande do Sul, inclusive com pacientes do Sistema Único de Saúde. Em nome do Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Saúde (CONASS), César Neves, do Paraná, defendeu a prevenção e também mostrou entusiasmo com as estratégias de rastreamento.

“Nós temos que ter uma atenção primária com olhos vigilantes para sintomas muitas vezes incipientes e fazermos a prevenção. E não temos dúvida de que o rastreamento precoce vai mudar a história natural dos pacientes e aliviar também os cofres do combalido sistema público, que gasta muito mais em tratamentos em fase adiantada e em medicina paliativa”.

Neves também defendeu a regulamentação da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer (Lei 14.758/23), com reforço no papel da atenção primária. (Com informações da Agência Câmara de Notícias)

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Jornada de Saúde Digital reunirá desenvolvedores de tecnologia e gestores

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No próximo dia 26 de julho, das 8h às 18h, a Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS) realizará, em parceria com a InovaHC e Moso, a Jornada de Saúde Digital. O evento abordará a transformação digital que acontece no setor da saúde e trará uma visão de como as tecnologias avançadas podem aprimorar a qualidade da assistência ao paciente, o suporte aos profissionais de saúde e a eficiência operacional nos cuidados em saúde da população.

A Jornada reunirá profissionais de saúde, gestores, desenvolvedores de tecnologias interessados no tema para conhecerem as mais recentes tendências e os desafios da Saúde Digital. O evento terá palestras, debates, mesas redondas e proporcionará relacionamentos e troca de conhecimentos e experiências.

O evento terá início às 8h com uma sessão de boas-vindas. Às 8h30 começará a primeira apresentação, intitulada “Panorama da Saúde no Brasil: tendências em saúde digital”, que se estenderá até às 10h. As atividades serão retomadas às 10h30 com a palestra “Dados em Saúde: As dores e os desafios da interoperabilidade”, prevista para terminar às 12h.

Às 13h30, será abordado o tema “Soluções de IA na prática clínica: o estado da arte”, com encerramento previsto para às 15h. Às 15h30 haverá a apresentação sobre “Desafios das Soluções e Produtos Digitais em Saúde”, que ocorrerá até às 17:00.


Serviço
Jornada de Saúde Digital
Dia : 26 de julho de 2024
Horário: Das 9h às 18h
Local: InovaHC, Rua Doutor Ovídio Pires de Campos, Cerqueira César, São Paulo, SP
Inscrições aqui.

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Pesquisadores desenvolvem ferramenta para avaliar impacto da perda de olfato após Covid

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Uma pesquisa desenvolveu e validou uma versão em português brasileiro do Questionário de Distúrbios Olfativos (QOD), importante instrumento para avaliação da qualidade de vida de indivíduos com distúrbios olfativos. A perda do olfato pode ser causada pela Covid-19, por outros vírus respiratórios e por doenças neurológicas, como o Parkinson, podendo impactar significativamente no bem-estar dos indivíduos. No Brasil, cerca de 10% das pessoas que têm Covid-19 têm problemas com o olfato por mais de um mês.

A perda de olfato pode causar impactos na saúde mental como ansiedade, depressão, isolamento social, alterações no apetite e no peso, riscos à segurança, impacto na vida profissional e redução da produtividade. Por isso, ter uma ferramenta validada como o QOD ajuda a entender melhor o impacto da perda de olfato e a desenvolver estratégias para melhorar a qualidade de vida das pessoas afetadas.

O QOD foi desenvolvido para avaliar qualitativamente o grau de disfunção olfativa durante as atividades diárias. No estudo, também foi aplicado o questionário de Qualidade de Vida da Organização Mundial da Saúde (WHOQOL-bref) e o Teste de Identificação de Olfato, da Universidade da Pensilvânia (UPSIT®), utilizado para quantificar a perda olfativa.

Publicado no periódico Clinics, o trabalho foi coordenado pela pesquisadora Viviane Sampaio Boaventura, da Fiocruz Bahia, e Marco Aurélio Fornazieri, pesquisador da Universidade de Londrina (PR). Foram recrutados para participar da investigação 126 adultos, entre maio de 2018 e agosto de 2022, em Salvador e Londrina. Os dados sociodemográficos e clínicos foram obtidos por meio de questionários aplicados por entrevistadores treinados.

Os pacientes tinham entre 18 e 65 anos com queixa de disfunção olfatória pós-infecciosa por rinite alérgica, sinusite crônica, por causas pós-traumática ou desconhecidas. Os pacientes de Salvador eram mais velhos, menos escolarizados, apresentavam disfunção olfatória grave, tinham pior qualidade de vida em geral e escores mais baixos de qualidade de vida associados ao olfato (QOD), quando comparados aos pacientes de Londrina.

Os pesquisadores concluíram que o questionário desenvolvido para falantes do português brasileiro mostrou-se consistente e confiável, representando um avanço importante, pois estabelece o QOD como um instrumento clínico e científico confiável. O questionário pode ser empregado na população brasileira como um instrumento útil para pesquisa, avaliação médica do paciente e tratamento da perda de olfato. (Com informações da Agência Fiocruz)

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