Muito se fala em proporcionar melhores condições para um ambiente de trabalho mais agradável, acolhedor e saudável, visando o bem-estar e qualidade de vida do colaborador. Um dos pilares principais, no entanto, está diretamente ligado a questão da saúde nas organizações. Assim, qual seria o papel das empresas na saúde do trabalhador? Preocupado com essa questão, já que as empresas são responsáveis por 70% das contratações de planos de saúde no Brasil, sendo este o segundo item mais importante de despesas na folha de pagamento, o Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS), aprofundou essa discussão e lançou, recentemente, o livro “Saúde nas Empresas: A Promoção de uma Ideia Sustentável” – disponível para download gratuito.
A publicação traz uma combinação de evidências científicas com a prática da gestão na empresa. Com isso, o IESS procura trazer uma contribuição para que o trabalhador seja mais saudável, com qualidade de vida e, o mais importante, que evite o adoecimento.
O superintendente executivo do IESS, José Cechin, destaca que a intenção da obra é fomentar e despertar o debate, bem como o interesse das empresas pelo tema. “Essa abordagem específica na questão da saúde do trabalhador também está ligada a uma questão econômica, visto que, as empresas contratantes de planos de saúde são responsáveis, hoje, por 70% dos beneficiários da saúde suplementar”, disse.
Cechin reforça ainda que, as empresas podem e devem exercer um papel importante na preservação da saúde de seus colaboradores. “Será que elas conhecem os problemas de seus funcionários? Promovem saúde nos seus refeitórios e ambientes de trabalho? Cuidam e zelam da saúde mental? Enfim, envolve muitas questões e esta é a temática do livro”, finaliza.